O ensino de Ciências no Ensino Fundamental-Anos Finais enfrenta um desafio: prender a atenção de alunos imersos na era digital e ávidos por conhecimento. As tradicionais aulas expositivas podem não ser suficientes para despertar a curiosidade e o interesse natural das crianças pelo mundo ao seu redor. No ensino de Ciências no Ensino Fundamental-Anos Finais, o uso de metodologias tradicionais pode não ser suficiente para alcançar o aprendizado dos alunos, pois eles têm uma grande curiosidade e interesse pelo mundo ao seu redor. Para promover uma aprendizagem significativa, é importante agregar metodologias mais dinâmicas e métodos ativos, como jogos didáticos. Essas metodologias permitem que os alunos se envolvam mais com o conteúdo e construam seu conhecimento de forma significativa. Assim, os jogos didáticos se configuram como uma estratégia inovadora e eficaz para o ensino de Ciências ao promover a aprendizagem ativa, o engajamento e a motivação dos alunos, além, de contribuir para a construção de conhecimentos sólidos e significativos, preparando os alunos para os desafios do mundo atual. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo elaborar um jogo didático a fim de servir como ferramenta pedagógica para concretizar o aprendizado dos conteúdos do sistema digestório no 8 ano do Ensino Fundamental- Anos Finais. O jogo produzido é tem o modelo clássicos dos jogos de tabuleiro com situações problemas, relacionando funções, distúrbios e problemas de saúde. Percebemos ao produzir o jogo que além de funcionar como ferramenta pedagógica para o ensino, pode promover também a motivação e envolvimento do docente durante o processo de construção da ferramenta.