CORRIDA DOS ALIMENTOS: PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112975 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5820 "inscrito_id" => 15824 "titulo" => "CORRIDA DOS ALIMENTOS: PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO" "resumo" => "O ensino de Ciências no Ensino Fundamental-Anos Finais enfrenta um desafio: prender a atenção de alunos imersos na era digital e ávidos por conhecimento. As tradicionais aulas expositivas podem não ser suficientes para despertar a curiosidade e o interesse natural das crianças pelo mundo ao seu redor. No ensino de Ciências no Ensino Fundamental-Anos Finais, o uso de metodologias tradicionais pode não ser suficiente para alcançar o aprendizado dos alunos, pois eles têm uma grande curiosidade e interesse pelo mundo ao seu redor. Para promover uma aprendizagem significativa, é importante agregar metodologias mais dinâmicas e métodos ativos, como jogos didáticos. Essas metodologias permitem que os alunos se envolvam mais com o conteúdo e construam seu conhecimento de forma significativa. Assim, os jogos didáticos se configuram como uma estratégia inovadora e eficaz para o ensino de Ciências ao promover a aprendizagem ativa, o engajamento e a motivação dos alunos, além, de contribuir para a construção de conhecimentos sólidos e significativos, preparando os alunos para os desafios do mundo atual. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo elaborar um jogo didático a fim de servir como ferramenta pedagógica para concretizar o aprendizado dos conteúdos do sistema digestório no 8 ano do Ensino Fundamental- Anos Finais. O jogo produzido é tem o modelo clássicos dos jogos de tabuleiro com situações problemas, relacionando funções, distúrbios e problemas de saúde. Percebemos ao produzir o jogo que além de funcionar como ferramenta pedagógica para o ensino, pode promover também a motivação e envolvimento do docente durante o processo de construção da ferramenta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID15824_TB5820_16062024221925.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE BARBOZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Leidiane Barboz" "autor_email" => "leidiane.educar@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112975 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5820 "inscrito_id" => 15824 "titulo" => "CORRIDA DOS ALIMENTOS: PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO" "resumo" => "O ensino de Ciências no Ensino Fundamental-Anos Finais enfrenta um desafio: prender a atenção de alunos imersos na era digital e ávidos por conhecimento. As tradicionais aulas expositivas podem não ser suficientes para despertar a curiosidade e o interesse natural das crianças pelo mundo ao seu redor. No ensino de Ciências no Ensino Fundamental-Anos Finais, o uso de metodologias tradicionais pode não ser suficiente para alcançar o aprendizado dos alunos, pois eles têm uma grande curiosidade e interesse pelo mundo ao seu redor. Para promover uma aprendizagem significativa, é importante agregar metodologias mais dinâmicas e métodos ativos, como jogos didáticos. Essas metodologias permitem que os alunos se envolvam mais com o conteúdo e construam seu conhecimento de forma significativa. Assim, os jogos didáticos se configuram como uma estratégia inovadora e eficaz para o ensino de Ciências ao promover a aprendizagem ativa, o engajamento e a motivação dos alunos, além, de contribuir para a construção de conhecimentos sólidos e significativos, preparando os alunos para os desafios do mundo atual. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo elaborar um jogo didático a fim de servir como ferramenta pedagógica para concretizar o aprendizado dos conteúdos do sistema digestório no 8 ano do Ensino Fundamental- Anos Finais. O jogo produzido é tem o modelo clássicos dos jogos de tabuleiro com situações problemas, relacionando funções, distúrbios e problemas de saúde. Percebemos ao produzir o jogo que além de funcionar como ferramenta pedagógica para o ensino, pode promover também a motivação e envolvimento do docente durante o processo de construção da ferramenta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID15824_TB5820_16062024221925.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE BARBOZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Leidiane Barboz" "autor_email" => "leidiane.educar@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }