Este trabalho apresenta elementos de significação que estruturam as concepções de aprendizagem e estratégias lúdicas de ensino-aprendizagem a partir das vivências de três professoras de uma pré-escola da rede pública na periferia da cidade de Maceió, Alagoas. Este estudo foi autorizado por um comitê de ética em pesquisa. Tomando o conceito de processos de significação, baseado em Vigotski, focalizamos o modo como as docentes compreendem como devem realizar-se o processo de ensino-aprendizagem, as condições de avaliação da aprendizagem e as transformações desenvolvimentais que permitem, por exemplo, a gênese de competências sociocognitivas nas crianças. A partir de entrevistas semiestruturadas registradas com gravador digital, com a posterior transcrição sendo submetida à análise de conteúdo (Bardin, 1991). Elementos de significação indicaram descrédito do brincar capaz de promover o desenvolvimento de competências cognitivas na criança levando à transformações qualitativas em sua aprendizagem. Quando foram confrontadas com processos formativos e diretrizes pedagógicas em projetos pedagógicos que deveriam ser aplicados no cotidiano da sala de aula, as professoras questionaram a efetividade da proposta. O lúdico tornou-se um elemento de significação conflitante com as concepções já ancoradas em suas subjetividades que criam as condições necessárias e adequadas ao processo de ensinar e aprender. Competências como grafar letras e palavras e ler letras e palavras surgiram como pares de significação que estariam deslocados do brincar; enquanto ações que estariam desvinculadas da geração de uma competência já consagrada no fazer docente e em seus atos de avaliar a aprendizagem. Há que se considerar a necessidade de incrementar os processos de formação de professores na desmistificação de metodologias, reconhecendo que a profissão e o trabalho docentes estão amparados em referências e saberes vivenciais que não são e não devem ser submetidos a prescrições institucionais que possam ser interpretadas como ataques a autonomia docente.