Historicamente, a modalidade EJA não é apenas uma reposição de escolaridade; ela fomenta a construção de conhecimentos que transformam o mundo. Esses sujeitos já possuem uma educação na informalidade, com base familiar e grupo social onde estão inseridos. Por essa razão, necessitam de uma pedagogia diferenciada e adaptada, na busca por uma perspectiva de vida melhor, em um mundo consciente e solidário, onde é possível evidenciar transformações — nas áreas legislativa, pedagógica e intelectual. Diante disso este estudo, ainda em andamento, tem por objetivo, analisar as práticas pedagógicas e a formação dos professores que atuam nessa modalidade, bem como os impactos causados no processo de aprendizagem desses alunos. Parte-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa e como estratégia de investigação e coleta de dados a aplicação de questionários aos alunos que estudam nessa modalidade e a realização de um grupo focal, com a participação de professores e a secretária de educação. A pesquisa está sendo realizada em uma cidade do interior do Piauí, nas escolas da rede pública que ofertam essa modalidade. Os dados serão analisados a partir das seguintes categorias: a) Quanto à formação de professores, b) Percalços e obstáculos causados no processo de aprendizagem desses alunos, e c) Fatores que levam ao abandono dos estudos. Os resultados ainda incipientes, apontam a necessidade de uma formação específica de professores para atuação nessa modalidade e um maior engajamento das políticas públicas educacionais que garantam o acesso e permanência desses alunos nessa modalidade de ensino.