A cultura infantil é toda a produção social e intelectual da criança, sobretudo o brincar, pois é através das brincadeiras que ela desenvolve a interação entre seus pares e tem a possibilidade de explorar o seu universo individual, para além da influência do adulto. A pesquisa é fruto da disciplina Prática de Ensino: Educação Infantil, realizada do primeiro semestre de 2024, no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual Paulista, UNESP. Dito isso, o artigo trata-se de uma revisão de literatura, realizada na base de dados do portal de periódicos da Capes, nos últimos dez anos de produção acadêmica (2014-2024), sobre a cultura infantil na região Norte do Brasil. A abordagem de análise é qualitativa, com base teórica fundamentada nos estudos culturais. O foco da pesquisa está na observação de acalantos, brincos, parlendas e brincadeira de roda, a fim de refletir sobre como o contexto em que a criança está inserida é refletido na vivência da cultura infantil. Os principais resultados demonstram que a produção acadêmica está concentrada principalmente nos estados do Pará e do Amazonas, principalmente quando se trata da criança indígena e quilombola.