O presente artigo contextualiza a realização do “II Vivenciando Cultura” na EEMTI Virgílio Távora de Barbalha-CE. Um projeto pensado por todos os professores da instituição, uma vez que envolve diferentes temáticas de ricas discussões para os diversos componentes do currículo escolar, além de conhecimentos de mundo e culturais acerca da nossa região. Na perspectiva de uma educação coerente com os territórios ocupados pelos nossos estudantes, segue o registro de uma ação desenvolvida com base na compreensão da educação integral, percebendo o indivíduo em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. Com o objetivo principal de desenvolver a consciência de identidade e pertença, temos a missão de imprimir nas nossas vivências da instituição o reflexo das relações simbólicas externas ao ambiente escolar, porém, inerentes aos indivíduos que o preenchem. A sustentação teórica do festival deu-se por discussões provocadas pela formação continuada ‘Foco Na Aprendizagem’, promovida no âmbito estadual do Ceará para os professores da Rede, dentre elas, a contextualização da educação de tempo integral na perspectiva do desenvolvimento integral do estudante, em acordo com o ensino por competências previsto na BNCC. Em busca da conquista de pontos no festival, seguindo premissas da metodologia participante de Brandão (2006), cada turma pode experienciar o trabalho em equipe, as potencialidades de cada colega somadas em prol de um propósito; a ampliação do conhecimento sobre sua comunidade e a cultura de seu lugar num movimento de identificação e orgulho pelas práticas de tradição capazes de os identificar como parte de um coletivo; como parte de uma comunidade que os reconhece como herdeiros. A construção de conhecimento coletivo foi realizada com êxito entre os docentes e discentes que buscaram aprofundamento nas temáticas abordadas, inserindo-se também em um lugar de pertencimento e vivência coletiva acerca dos movimentos artísticos e culturais, locais e regionais.