Este trabalho tem por objetivo analisar a contribuição das novas tecnologias para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Nesta produção, destacamos que unindo tecnologia e informação, através do Catu News (jornal virtual criado pela comunidade escolar da Catu) a escola municipal João Inácio Catu conseguiu revolucionar o ensino da instituição e transformar os alunos tímidos e calados em verdadeiros sujeitos protagonistas. Ao longo do nosso estudo, pontuamos que o jornal virtual da Catu destaca o protagonismo do alunado ao abordar de maneira criativa e interdisciplinar algumas temáticas importantes para toda comunidade escolar. Conforme expressa Sousa (2019) os dispositivos tecnológicos são cada vez mais inteligentes e vêm facilitar a troca de informação e permitir dar um passo em frente no que diz respeito à criatividade e entretenimento. Nesta perspectiva, podemos dizer que os meios de comunicação não apenas relatam histórias, eles quando bem utilizados se tornam personagens históricos capazes de transformar a vida de muitos sujeitos. Assim, utilizamos o Catu News como fonte de informação, visando transformar a vida dos sujeitos que direto ou indiretamente estão ligados a nossa instituição de ensino. Utilizaremos como fonte de pesquisa, bibliografia acerca da temática, registros de edições anteriores do Catu News e depoimentos de alunos e professores da referida instituição de ensino.