Este trabalho aborda a implementação de um programa de reforço escolar para o ensino de ciências, visando melhorar o entendimento e o engajamento dos alunos nessa disciplina, seguindo um modelo de reforço pós-escola (afterschooling) como parte das atividades do projeto Reforço Solidário UFPE. O projeto estabeleceu parceria com duas escolas municipais situadas nas proximidades da universidade. Cada grupo de estudantes participou de quatro horas de atividades por semana, distribuídas em dois encontros. Em um planejamento contínuo, os alunos tiveram aulas por vários meses com os tutores, que são discentes de cursos de licenciatura da UFPE. Como as atividades experimentais desempenham um papel crucial no ensino de ciências, proporcionando aos alunos uma abordagem prática e envolvente para explorar conceitos teóricos, utilizou-se uma abordagem experimental nas aulas de reforço, selecionando experimentos seguros e de baixo custo. De modo geral, as atividades realizadas serviram como estímulo à curiosidade e a exploração, e aumentaram o interesse e a participação dos estudantes durante as aulas. Os tutores elaboraram roteiros que possibilitaram aos alunos testar hipóteses e descobrir princípios científicos. Ao enfrentar desafios práticos durante as aulas, os alunos também trabalharam habilidades de resolução de problemas, analisaram dados e puderam tirar conclusões baseadas em evidências, fortalecendo assim sua capacidade de raciocínio lógico.