Esse estudo foi desenvolvido levando em consideração que a Sociologia tem como uma de suas vertentes o desenvolvimento do espírito crítico que, por sinal, é uma das características e finalidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, segundo a Lei nº 11.892/2008 que criou os IFs. Nesse sentido, foi realizada pesquisa com o objetivo de identificar se todos os docentes que ministram a disciplina de Sociologia, nos cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) são graduados na área, observando assim a relevância dada à matéria, refletida na oferta de professores com formação adequada na cátedra. Para desenvolvimento, foi realizada pesquisa exploratória, adotando uma abordagem quantitativa, utilizando-se informações coletadas diretamente na fonte, através de liberação de dados pela instituição, por se tratarem de dados primários, de fonte aberta. Para análise, valeu-se tanto dos dados quantitativos, com fontes mensuráveis e variáveis, quanto apoiou-se na pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa para confrontar e enriquecer a investigação, combinação de técnicas que possibilita obter uma análise mais acurada e assertiva. Foram utilizados dados de 2021 a 2023 tratados em planilha eletrônica e também testados em programa para análise de estatística descritiva. Concluiu-se que no IFCE a disciplina de Sociologia não é ministrada, exclusivamente, por profissionais formados em Ciências Sociais. No quadro de docentes, à frente da disciplina, encontram-se professores graduados em outras áreas predominando esse fato no interior do estado, embora haja ocorrência também na zona metropolitana de Fortaleza. Em um período que, novamente, a Sociologia é ameaçada por descontinuidade no Ensino Médio é necessário atenção ao afrouxamento em relação a oferta e docência dessa disciplina bem como a diluição de seus conceitos em matérias genéricas.