Este estudo tem por objetivo geral avaliar a contribuição das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem da alfabetização. Apresenta como objetivos específicos: compreender o processo de aquisição da linguagem escrita; identificar as abordagens pedagógicas de alfabetização; verificar as potencialidades e dificuldades com relação à aplicação das abordagens pedagógicas no processo de alfabetização; refletir sobre funções e benefícios do lúdico na educação de crianças; descrever como os conteúdos podem ser desenvolvidos por meio de atividades lúdicas e, analisar as abordagens pedagógicas relacionadas ao lúdico em sala de aula no processo de alfabetização. Ao desenvolver esse trabalho utilizou-se uma pesquisa descritiva, no formato de relato de experiência, onde foi abordado como os jogos são utilizados na educação fundamental como elementos facilitadores da alfabetização, para isso essa pesquisa vivenciou a aplicação de 4 jogos (Jogo troca letras; Jogo bingo da letra inicial; Jogo palavra dentro de palavra; e, jogo quem escreve sou eu). Esse jogos foram aplicados no período de maio à dezembro de 2016, no cotidiano de uma sala de aula do 1º ano do ensino fundamental I, com uma amostra de 10 alunos, em uma escola municipal do município de Caucaia – Ceará. Foi possível verificar que quando os professores utilizam jogos como recursos didáticos, conseguem perceber claramente que processo ensino-aprendizagem é mais eficaz, já que as crianças se dedicam mais por se sentirem estimuladas. Portanto, acreditamos que essa pesquisa abre caminho para um importante debate entre aprendizagem e ludicidade no espaço de sala de aula de alfabetização.