A construção do projeto de vida está vinculada ao processo de formação e transformação da sociedade, readaptando o modo de viver e de relacionar. O modelo Escola da Escolha possibilita que os estudantes desenvolvam a capacidade de refletir sobre o que desejam para sua vida. O modelo e o projeto da escola devem fornecer três eixos essenciais, sendo eles, a formação acadêmica de excelência, a formação para a vida e a formação para o desenvolvimento das competências do século XXI. O objetivo do trabalho é evidenciar conhecimento e percepção do estudante da escola de tempo integral sobre projeto de vida e escola da escolha. O presente trabalho é um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, referente ao O modelo Escola da Escolha, realizado na Escola Em Tempo Integral Reunidas Duque de Caxias, em Caruaru-PE, os estudos foram realizados pelo estudante nas aulas de Pensamento Científico, com a supervisão e orientação do professor. Foi observado e discutido o modelo de forma pedagógica e crítica, entre os meses de março e maio de 2024. A importância de conhecer o modelo e vincular diretamente ao projeto de vida do estudante, auxilia na formação de si próprio, projeção de futuro, além de valorizar a autorresponsabilidade de escolhas.