O estudo desenvolvido se estrutura como análise documental de Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC 's) de Licenciatura em Matemática, oferecidos pelas Universidades Federais, localizadas na região Norte do Brasil. A pesquisa tem como objetivo identificar e compreender como as disciplinas relacionadas à Educação Especial são incorporadas nos PPC 's dessas instituições. Para tanto, a investigação foi realizada nas páginas oficiais das Instituições de Ensino Superior (IES) e via e-mail, visando superar impasses na obtenção desses documentos de cunho público. Portanto, a pesquisa tem por essência a abordagem qualitativa, conforme descrita por Lakatos e Marconi (2010) e Gil (2010), que envolve uma observação naturalista, permitindo a obtenção de conhecimentos a partir da análise minuciosa dos PPC 's, que incluiu a identificação, localização e obtenção dos documentos, seguido por uma análise e interpretação dos dados obtidos. A catalogação dos PPC 's contemplou a Universidades Federal do estado do Amapá (UFAM); do Acre (UFAC); de Roraima (UFRR); do Tocantins (UFT); do Norte do Tocantins (UFNT); do Pará (UFPA); do Oeste do Pará (UFOPA); do Amapá (UNIFAP); do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e de Rondônia (UNIR). A busca pelos projetos contemplou-se de forma abrangente, incluindo os campus sede e os adicionais. Sendo assim, os resultados preliminares indicaram que há uma variabilidade expressiva na inclusão das disciplinas voltadas à Educação Especial, Educação Inclusiva e LIBRAS, nos diferentes currículos. Parte das IES demonstraram um compromisso com a inclusão e acessibilidade na formação inicial de professores de Matemática, enquanto outras apresentaram lacunas notáveis, carecendo de um alinhamento e uma padronização precisa nos currículos matemáticos. Permitindo, então, visionar o contexto educacional contemporâneo das IES nortistas, favorecendo a abertura de futuras discussões sobre a formação de professores de matemática e a inclusão educacional.