Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRILHAS, REFLEXÕES E OBSTÁCULOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113598
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6734
    "inscrito_id" => 16457
    "titulo" => "TRILHAS, REFLEXÕES E OBSTÁCULOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR."
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma pequena revisão bibliográfica acerca do debate da Educação Inclusiva no nosso país e como este reforça um projeto de transformação de mentalidades acerca desta temática dentro da Educação, bem como possui o objetivo de compreender como podemos lidar melhor com as diferenças e promover a educação inclusiva dentro dos componentes de História e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Buscamos com isso estabelecer propostas pedagógicas dentro destes componentes que debatam acerca da inclusão em sala de aula e visem favorecer o desenvolvimento dos alunos com e sem deficiências de modo a possibilitar práticas inclusivas dentro do chão da sala de aula. Procuramos através desta escrita problematizar o papel do professor de sala de aula comum, em componentes específicos, de modo a estimular a participação e desenvolvimento pleno de todos os estudantes, respeitando os seus limites e as suas individualidades de modo que tenham voz e visibilidade, movimento que se inicia por meio do processo educativo e da construção de valores sociais. Para isso, utilizaremos estudos de casos e experiências exitosas realizadas em uma escola inclusiva da rede municipal de Maracanaú (cidade localizada na Região Metropolitana de Fortaleza) e apresentaremos os resultados deste estudo onde analisamos as mudanças de comportamentos existentes entre os alunos a partir de uma pesquisa realizada ao longo das aulas de Educação Física e História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16457_TB6734_11102024081536.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA RENATA VIEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Renata Vieira"
    "autor_email" => "renatavrevo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113598
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6734
    "inscrito_id" => 16457
    "titulo" => "TRILHAS, REFLEXÕES E OBSTÁCULOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA E DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR."
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma pequena revisão bibliográfica acerca do debate da Educação Inclusiva no nosso país e como este reforça um projeto de transformação de mentalidades acerca desta temática dentro da Educação, bem como possui o objetivo de compreender como podemos lidar melhor com as diferenças e promover a educação inclusiva dentro dos componentes de História e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Buscamos com isso estabelecer propostas pedagógicas dentro destes componentes que debatam acerca da inclusão em sala de aula e visem favorecer o desenvolvimento dos alunos com e sem deficiências de modo a possibilitar práticas inclusivas dentro do chão da sala de aula. Procuramos através desta escrita problematizar o papel do professor de sala de aula comum, em componentes específicos, de modo a estimular a participação e desenvolvimento pleno de todos os estudantes, respeitando os seus limites e as suas individualidades de modo que tenham voz e visibilidade, movimento que se inicia por meio do processo educativo e da construção de valores sociais. Para isso, utilizaremos estudos de casos e experiências exitosas realizadas em uma escola inclusiva da rede municipal de Maracanaú (cidade localizada na Região Metropolitana de Fortaleza) e apresentaremos os resultados deste estudo onde analisamos as mudanças de comportamentos existentes entre os alunos a partir de uma pesquisa realizada ao longo das aulas de Educação Física e História."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID16457_TB6734_11102024081536.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA RENATA VIEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Renata Vieira"
    "autor_email" => "renatavrevo@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo apresenta uma pequena revisão bibliográfica acerca do debate da Educação Inclusiva no nosso país e como este reforça um projeto de transformação de mentalidades acerca desta temática dentro da Educação, bem como possui o objetivo de compreender como podemos lidar melhor com as diferenças e promover a educação inclusiva dentro dos componentes de História e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Buscamos com isso estabelecer propostas pedagógicas dentro destes componentes que debatam acerca da inclusão em sala de aula e visem favorecer o desenvolvimento dos alunos com e sem deficiências de modo a possibilitar práticas inclusivas dentro do chão da sala de aula. Procuramos através desta escrita problematizar o papel do professor de sala de aula comum, em componentes específicos, de modo a estimular a participação e desenvolvimento pleno de todos os estudantes, respeitando os seus limites e as suas individualidades de modo que tenham voz e visibilidade, movimento que se inicia por meio do processo educativo e da construção de valores sociais. Para isso, utilizaremos estudos de casos e experiências exitosas realizadas em uma escola inclusiva da rede municipal de Maracanaú (cidade localizada na Região Metropolitana de Fortaleza) e apresentaremos os resultados deste estudo onde analisamos as mudanças de comportamentos existentes entre os alunos a partir de uma pesquisa realizada ao longo das aulas de Educação Física e História.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.