Este artigo apresenta uma pequena revisão bibliográfica acerca do debate da Educação Inclusiva no nosso país e como este reforça um projeto de transformação de mentalidades acerca desta temática dentro da Educação, bem como possui o objetivo de compreender como podemos lidar melhor com as diferenças e promover a educação inclusiva dentro dos componentes de História e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. Buscamos com isso estabelecer propostas pedagógicas dentro destes componentes que debatam acerca da inclusão em sala de aula e visem favorecer o desenvolvimento dos alunos com e sem deficiências de modo a possibilitar práticas inclusivas dentro do chão da sala de aula. Procuramos através desta escrita problematizar o papel do professor de sala de aula comum, em componentes específicos, de modo a estimular a participação e desenvolvimento pleno de todos os estudantes, respeitando os seus limites e as suas individualidades de modo que tenham voz e visibilidade, movimento que se inicia por meio do processo educativo e da construção de valores sociais. Para isso, utilizaremos estudos de casos e experiências exitosas realizadas em uma escola inclusiva da rede municipal de Maracanaú (cidade localizada na Região Metropolitana de Fortaleza) e apresentaremos os resultados deste estudo onde analisamos as mudanças de comportamentos existentes entre os alunos a partir de uma pesquisa realizada ao longo das aulas de Educação Física e História.