A presente pesquisa aborda a questão da implementação da escola em tempo integral no Brasil como uma solução para os desafios enfrentados pelo sistema educacional. Inicialmente, é discutida a prevalência do modelo assistencialista nas escolas brasileiras, onde estas assumem diversas responsabilidades além da instrução formal, o que impacta negativamente na qualidade da educação. No referencial teórico, destaca-se a contribuição pioneira de Anísio Teixeira para a concepção da escola em tempo integral no Brasil. Anísio Teixeira, então Secretário de Educação e Saúde do Estado da Bahia, foi responsável pela criação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR), também conhecido como Escola Parque, em Salvador, Bahia, em 1950. Este centro educacional representava uma inovação significativa ao integrar atividades educacionais convencionais com atividades sociais, artísticas, manuais e físicas, buscando proporcionar uma educação integral e democrática para as crianças baianas. Assim, a evolução do modelo assistencialista para a escola em tempo integral é enfatizada, visando suprir não apenas as necessidades básicas dos alunos, mas também proporcionar uma educação mais completa e crítica. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem de revisão bibliográfica, explorando a legislação brasileira relacionada à implementação da escola em tempo integral, bem como dados disponíveis em sites governamentais sobre a demanda e a estrutura necessária para sua implementação. Os principais resultados destacam a necessidade de uma abordagem mais estratégica e planejada na implementação da escola em tempo integral, incluindo a revisão da legislação pertinente, investimentos em infraestrutura e formação de professores. Apesar dos desafios e custos envolvidos, a transição para esse modelo educacional é vista como uma oportunidade para promover a equidade social, a estabilidade econômica das famílias e o desenvolvimento acadêmico dos alunos.