Este é o Relato de Experiência da oficina realizada na Biblioteca Escolar Estadual, que teve como sujeitos da pesquisa os estudantes do Ensino Médio Técnico, 1º, 2º e 3º anos do curso de Marketing e Publicidade. Sabe-se que no Brasil os estudantes são treinados durante todo o Ensino Fundamental e Médio para adquirirem habilidade na escrita de Redação, visando o ENEM e através dele o ingresso nas universidades. Entretanto após iniciar sua vida acadêmica esse mesmo estudante vai ser cobrado a produzir outros tipos de gêneros textuais aos quais não fora ensinado. A Resenha Crítica tem sido solicitada por professores nos diferentes níveis de aprendizagem e em cursos que não são exclusivos da área de Educação, Pedagogia e Letras. Daí a necessidade que a coordenadora da biblioteca escolar verificou em realizar a oficina para familiarizar e orientar os estudantes para esse tipo de letramento. É notório a dificuldade que egressos das universidades enfrentam quando o professor exige a produção de uma Resenha Crítica de um livro, filme ou outro tipo de produto cultural. A oficina dividida em módulos trabalhou: 1 - Atualização Gramatical (ortografia, acentuação e pontuação); 2 - Conceitos dos Gêneros Textuais e Diferenças entre Resumo, Sinopse e Resenha e 3 - Prática Escrita com a produção das resenhas. Para tal embasou-se teoricamente em Freire (2021) sobre a importância do ato de ler; Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) no que concerne a produção de textos acadêmicos – Resenha; Motta-Roth e Hendges (2010) acerca da produção textual na universidade, Marcuschi (2010) que reavalia o lugar da fala e da escrita nas sociedades e Bortoni-Ricardo em relação à pesquisa qualitativa. O projeto obteve êxito, formando escritores críticos, obtendo a participação de leitores assíduos que tiveram suas resenhas publicadas na página do aplicativo Skoob, a rede social para leitores do Brasil.