A educação básica tem sido alvo de reformulações e debates, especialmente no momento de implementação e consolidação do novo ensino médio. Nesse contexto, propostas curriculares buscam promover uma educação mais significativa. Diante desse novo momento da educação brasileira, o método Premere, criado por professores do ensino básico, trouxe uma perspectiva contextualizada, com a introdução de um currículo mais reflexivo e uma abordagem instigante, fornecendo ferramentas para que o aluno consiga atuar de forma autônoma em seu próprio processo educacional. E nesse novo olhar para a Educação, destaca-se a interdisciplinaridade. Este trabalho teve como objetivo investigar e avaliar os impactos de uma prática pedagógica interdisciplinar na educação básica, explorando os itinerários formativos do novo ensino médio a partir de uma metodologia inclusiva, que favorece o protagonismo jovem, habilidade essencial para o mundo contemporâneo. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso realizado a partir de aulas interdisciplinares, envolvendo os conteúdos de biologia, sociologia, filosofia e física, usando o método Premere, que é baseado em disparadores do cotidiano para inspirar os alunos em seu processo de aprendizado. O presente estudo demonstrou que a integração de disciplinas no ensino da educação básica proporciona uma compreensão mais holística e contextualizada dos fenômenos naturais, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Autores como Paulo Freire e José Moran destacam a importância da interdisciplinaridade e da participação ativa dos alunos no processo educacional. Essa abordagem também promove o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe, essenciais para a formação de cidadãos competentes e conscientes. Conclui-se, assim, que a abordagem interdisciplinar no novo ensino médio pode promover um maior engajamento dos alunos, visando uma formação mais hábil para o século XXI.