O CONTEÚDO ESPORTES COMO RECURSO DA INTERAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110488 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2291 "inscrito_id" => 9943 "titulo" => "O CONTEÚDO ESPORTES COMO RECURSO DA INTERAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este artigo se iniciou a partir da experiência obtida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. ª Graziela Gabriel. Nesse viés, o presente trabalho apresenta como objetivo descrever como conteúdo Esportes foi utilizado como estratégia para promover a interação social entre os alunos na Educação Física Escolar (EFE) de uma escola pública. A unidade temática Esportes se encontra presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que rege as práticas pedagógicas dos professores, e tem como ênfase a exploração das diversas modalidades esportivas, sendo ministrado de maneira lúdica pelos docentes, propiciando um aprendizado mais significativo e, assim, percebe-se a relevância que o assunto possui. O referencial teórico -metodológico deste estudo se justifica na contribuição do conteúdo Esportes, presente na EFE, para a socialização dos estudantes do Ensino Fundamental, adotando a pesquisa qualitativa e a técnica de observação participativa. No decurso da experiência foi executado o conteúdo em questão para as turmas nas suas aulas, na qual foi observado que esse tema é um recurso eficaz para a interação social, pois as atividades esportivas despertaram momentos não apenas de emoção, mas também de aprendizado, habilidades sociais e respeito, fatores indispensáveis para a sociedade. Além disso, pôde-se observar o fortalecimento dos laços e registro de comportamentos e relações interpessoais entre ambos os gêneros. Portanto, este relato denota a importância da Educação Física como estratégia para proporcionar o desenvolvimento integral e o convívio entre os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9943_TB2291_08102024200812.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE SANTOS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "RAYANE" "autor_email" => "castrorayane98@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110488 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2291 "inscrito_id" => 9943 "titulo" => "O CONTEÚDO ESPORTES COMO RECURSO DA INTERAÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Este artigo se iniciou a partir da experiência obtida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. ª Graziela Gabriel. Nesse viés, o presente trabalho apresenta como objetivo descrever como conteúdo Esportes foi utilizado como estratégia para promover a interação social entre os alunos na Educação Física Escolar (EFE) de uma escola pública. A unidade temática Esportes se encontra presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que rege as práticas pedagógicas dos professores, e tem como ênfase a exploração das diversas modalidades esportivas, sendo ministrado de maneira lúdica pelos docentes, propiciando um aprendizado mais significativo e, assim, percebe-se a relevância que o assunto possui. O referencial teórico -metodológico deste estudo se justifica na contribuição do conteúdo Esportes, presente na EFE, para a socialização dos estudantes do Ensino Fundamental, adotando a pesquisa qualitativa e a técnica de observação participativa. No decurso da experiência foi executado o conteúdo em questão para as turmas nas suas aulas, na qual foi observado que esse tema é um recurso eficaz para a interação social, pois as atividades esportivas despertaram momentos não apenas de emoção, mas também de aprendizado, habilidades sociais e respeito, fatores indispensáveis para a sociedade. Além disso, pôde-se observar o fortalecimento dos laços e registro de comportamentos e relações interpessoais entre ambos os gêneros. Portanto, este relato denota a importância da Educação Física como estratégia para proporcionar o desenvolvimento integral e o convívio entre os alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9943_TB2291_08102024200812.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE SANTOS DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "RAYANE" "autor_email" => "castrorayane98@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }