METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO NA PERSPECTIVA LÚDICA DO APRENDER
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111710 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4035 "inscrito_id" => 10210 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO NA PERSPECTIVA LÚDICA DO APRENDER" "resumo" => "O presente estudo propõe o uso das Metodologias Ativas no Ensino da Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico na perspectiva lúdica do aprender. A pesquisa surgiu a partir dos relatos dos graduandos dos Cursos de Direito, Pedagogia e Administração, sobre as dificuldades de assimilação dos conteúdos ministrados na disciplina. A metodologia da pesquisa-ação de caráter qualitativo, teve como público alvo os alunos dos Cursos de Graduação do Instituto Pedreirese de Educação e Extensão (IPEDE), Polo Codó - MA. Como proposta metodológica, foi aplicado duas intervenções durante as aulas ministradas: Estudos de Artigos em sala de aula, para identificação dos elementos importantes na estrutura e montagem de um pré-projeto de pesquisa (revisão de conteúdo); Jogo Responde ou Passa, produzido com materiais alternativos e de fácil acesso. O material didático criado, abordou conteúdos sobre os tipos de pesquisa, os principais elementos que compõem um trabalho científico, regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e citações. Os alunos foram divididos em grupos e ao longo do jogo iam respondendo às perguntas lanças, gerando uma pontuação final. A intervenção metodológica movimentou a turma de forma harmoniosa e motivadora, induzindo a uma competição saudável, onde o único objetivo era o aprendizado. Ao decorrer da disciplina pode-se perceber alunos mais participativos, envolvidos, questionadores e com reflexões críticas a cerca dos conteúdos e sua importância para a vida acadêmica. Concluímos que para construção da prática pedagógica, no que tange as inovações e exigências educacionais, o uso das tecnologias e metodologias ativas não há necessidade de descarte do conhecimento técnico científico, vimos como ponto positivo quando o processo de ensino e aprendizagem conta com novos recursos pedagógicos que possibilite a interação para incorporação de novos saberes, mantendo o conhecimento científico clássico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10210_TB4035_12052024064029.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FATONY FÁRAH HAIDAR RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FATONY HAIDAR" "autor_email" => "fatony.farah2015@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111710 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4035 "inscrito_id" => 10210 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO NA PERSPECTIVA LÚDICA DO APRENDER" "resumo" => "O presente estudo propõe o uso das Metodologias Ativas no Ensino da Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico na perspectiva lúdica do aprender. A pesquisa surgiu a partir dos relatos dos graduandos dos Cursos de Direito, Pedagogia e Administração, sobre as dificuldades de assimilação dos conteúdos ministrados na disciplina. A metodologia da pesquisa-ação de caráter qualitativo, teve como público alvo os alunos dos Cursos de Graduação do Instituto Pedreirese de Educação e Extensão (IPEDE), Polo Codó - MA. Como proposta metodológica, foi aplicado duas intervenções durante as aulas ministradas: Estudos de Artigos em sala de aula, para identificação dos elementos importantes na estrutura e montagem de um pré-projeto de pesquisa (revisão de conteúdo); Jogo Responde ou Passa, produzido com materiais alternativos e de fácil acesso. O material didático criado, abordou conteúdos sobre os tipos de pesquisa, os principais elementos que compõem um trabalho científico, regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e citações. Os alunos foram divididos em grupos e ao longo do jogo iam respondendo às perguntas lanças, gerando uma pontuação final. A intervenção metodológica movimentou a turma de forma harmoniosa e motivadora, induzindo a uma competição saudável, onde o único objetivo era o aprendizado. Ao decorrer da disciplina pode-se perceber alunos mais participativos, envolvidos, questionadores e com reflexões críticas a cerca dos conteúdos e sua importância para a vida acadêmica. Concluímos que para construção da prática pedagógica, no que tange as inovações e exigências educacionais, o uso das tecnologias e metodologias ativas não há necessidade de descarte do conhecimento técnico científico, vimos como ponto positivo quando o processo de ensino e aprendizagem conta com novos recursos pedagógicos que possibilite a interação para incorporação de novos saberes, mantendo o conhecimento científico clássico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10210_TB4035_12052024064029.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FATONY FÁRAH HAIDAR RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "FATONY HAIDAR" "autor_email" => "fatony.farah2015@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }