O presente estudo foi motivado pela constatação da falta de engajamento dos alunos em sala de aula e pela demanda frequente dos professores por métodos que dinamizem o ensino de Geografia, sobretudo nesse contexto. Observa-se a necessidade de estratégias que tornem o aprendizado mais atrativo e eficaz. Assim, o objetivo da pesquisa foi investigar como a gamificação pode contribuir para aumentar o engajamento dos estudantes e melhorar o ensino da disciplina de Geografia na educação básica. A gamificação, ao introduzir elementos como jogos, desafios e recompensas, busca inovar o ensino em sala de aula, proporcionando uma compreensão mais clara e aprofundada dos temas, especialmente na disciplina de Geografia. A pesquisa baseia-se na análise de artigos e estudos relacionados à gamificação nas escolas, associados ao projeto implementado na Escola Senador Novaes Filho (EREFEM), localizada no bairro da Várzea, em Recife. Neste projeto, foram selecionadas atividades que incluíam quizzes, jogos de tabuleiro e jogos da memória, todos fundamentados em conteúdos geográficos. Essas atividades foram aplicadas em uma turma de 25 alunos do Ensino Médio na EREFEM. Como resultado, constatou-se que a gamificação é uma ferramenta eficaz para o ensino, conforme evidenciado pela implementação das atividades gamificadas. Observou-se receptividade positiva e um impacto favorável nos alunos. Eles se envolveram de forma mais ativa e aprimoraram a interação em sala de aula, incluindo aqueles menos propensos à participação anteriormente. Em síntese, a integração de aulas práticas, tais como os jogos, demonstrou ser uma estratégia eficaz para aumentar a participação e a compreensão dos conteúdos no ensino da Geografia. Este estudo sugere que a metodologia da gamificação pode constituir um recurso valioso para aprimorar as abordagens tradicionais de ensino, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e envolvente.