Os materiais manipulativos são objetos tangíveis que os alunos podem segurar, sentir e manipular fisicamente. Quando usados de forma direcionada, esses materiais facilitam a compreensão e o progresso dos alunos em relação aos conceitos matemáticos, que podem estar implicitamente ou explicitamente representados neles. A balança de dois pratos, composta por dois pratos suspensos em uma haste, oferece uma representação visual e tangível das equações, tornando o aprendizado mais envolvente. Este trabalho tem como objetivo, investigar e analisar a eficácia do uso da balança de dois pratos como ferramenta pedagógica no ensino de equações matemáticas, com o propósito de compreender como essa abordagem promove uma compreensão mais profunda e prática dos conceitos matemáticos, especialmente em relação à resolução de equações de primeiro grau. Ao utilizar esta ferramenta, os alunos podem explorar equações de primeiro grau, como "2x = 6", colocando objetos em ambos os lados da balança para visualizar a igualdade. Além disso, a balança facilita a compreensão de equações mais complexas, como "3(x + 2) = 15", permitindo aos alunos representar visualmente cada termo na equação. A manipulação física dos objetos contribui para a internalização de conceitos abstratos, promovendo a transição para a resolução algébrica. A abordagem prática da balança de dois pratos também destaca a natureza simétrica das equações, enfatizando que operações realizadas em um lado devem ser aplicadas ao outro para manter a igualdade. Em resumo, esta ferramenta é valiosa para promover uma compreensão sólida e abrangente dos princípios matemáticos subjacentes, auxiliando os alunos na transição de uma compreensão superficial para uma compreensão mais profunda.