Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO AMADURECIMENTO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES BOLSISTAS DESTE PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113501
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6599
    "inscrito_id" => 10825
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO AMADURECIMENTO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES BOLSISTAS DESTE PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por objetivo permitir aos alunos no período da graduação em cursos de licenciatura criar um vínculo antecipado com o contexto da rede pública escolar, e possibilitando uma oportunidade para compreenderem a realidade do ensino básico, podendo proporcionar para esses estudantes um amadurecimento na sua formação como profissional docente, além de garantir para as escolas e seus estudantes metodologias diferenciadas de ensino envolvendo atividades lúdicas, experimentação científica, ou seja, propostas inovadoras na forma de ensinar, favorecendo com isso uma articulação da teoria com a prática de assuntos explanados em sala de aula, gerando uma aprendizagem com mais qualificação para os estudantes do ensino básico. Para os bolsistas a experiência da convivência no ambiente da escola favorece o despertar do que é e como é ser professor, e para licenciandos esta é a verdadeira atividade da junção teoria acadêmica e prática docente. Neste período de experiência de prática docente os bolsistas também preparam materiais didáticos para uma melhor facilitação da compreensão dos conteúdos apresentados em sala aula pelos professores aos seus estudantes, estes materiais confeccionados foram, jogos didáticos como trilhas, jogos de tabuleiros, rodas da sorte, e experimentações científicas, confeccionam também atividades adaptadas para alunos PCD (pessoa com deficiência) no processo de inclusão na escola. O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) apresenta uma significativa evolução profissional na formação dos bolsistas, a socialização profissional com a escola torna-se uma experiência gratificante em cada etapa do processo e assim pode fortalecer o querer ser professor do estudante da licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10825_TB6599_11102024195721.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA LAYZA LIMA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA"
    "autor_email" => "rayssalayzalima06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113501
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6599
    "inscrito_id" => 10825
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO AMADURECIMENTO PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES BOLSISTAS DESTE PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por objetivo permitir aos alunos no período da graduação em cursos de licenciatura criar um vínculo antecipado com o contexto da rede pública escolar, e possibilitando uma oportunidade para compreenderem a realidade do ensino básico, podendo proporcionar para esses estudantes um amadurecimento na sua formação como profissional docente, além de garantir para as escolas e seus estudantes metodologias diferenciadas de ensino envolvendo atividades lúdicas, experimentação científica, ou seja, propostas inovadoras na forma de ensinar, favorecendo com isso uma articulação da teoria com a prática de assuntos explanados em sala de aula, gerando uma aprendizagem com mais qualificação para os estudantes do ensino básico. Para os bolsistas a experiência da convivência no ambiente da escola favorece o despertar do que é e como é ser professor, e para licenciandos esta é a verdadeira atividade da junção teoria acadêmica e prática docente. Neste período de experiência de prática docente os bolsistas também preparam materiais didáticos para uma melhor facilitação da compreensão dos conteúdos apresentados em sala aula pelos professores aos seus estudantes, estes materiais confeccionados foram, jogos didáticos como trilhas, jogos de tabuleiros, rodas da sorte, e experimentações científicas, confeccionam também atividades adaptadas para alunos PCD (pessoa com deficiência) no processo de inclusão na escola. O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) apresenta uma significativa evolução profissional na formação dos bolsistas, a socialização profissional com a escola torna-se uma experiência gratificante em cada etapa do processo e assim pode fortalecer o querer ser professor do estudante da licenciatura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10825_TB6599_11102024195721.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA LAYZA LIMA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "RAYSSA"
    "autor_email" => "rayssalayzalima06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por objetivo permitir aos alunos no período da graduação em cursos de licenciatura criar um vínculo antecipado com o contexto da rede pública escolar, e possibilitando uma oportunidade para compreenderem a realidade do ensino básico, podendo proporcionar para esses estudantes um amadurecimento na sua formação como profissional docente, além de garantir para as escolas e seus estudantes metodologias diferenciadas de ensino envolvendo atividades lúdicas, experimentação científica, ou seja, propostas inovadoras na forma de ensinar, favorecendo com isso uma articulação da teoria com a prática de assuntos explanados em sala de aula, gerando uma aprendizagem com mais qualificação para os estudantes do ensino básico. Para os bolsistas a experiência da convivência no ambiente da escola favorece o despertar do que é e como é ser professor, e para licenciandos esta é a verdadeira atividade da junção teoria acadêmica e prática docente. Neste período de experiência de prática docente os bolsistas também preparam materiais didáticos para uma melhor facilitação da compreensão dos conteúdos apresentados em sala aula pelos professores aos seus estudantes, estes materiais confeccionados foram, jogos didáticos como trilhas, jogos de tabuleiros, rodas da sorte, e experimentações científicas, confeccionam também atividades adaptadas para alunos PCD (pessoa com deficiência) no processo de inclusão na escola. O projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) apresenta uma significativa evolução profissional na formação dos bolsistas, a socialização profissional com a escola torna-se uma experiência gratificante em cada etapa do processo e assim pode fortalecer o querer ser professor do estudante da licenciatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.