Em busca de uma abordagem facilitadora para reforçar o entendimento das regras de segurança no laboratório, através do lúdico, este trabalho busca mostrar a sua importância ao utilizar uma metodologia ativa, de modo a permitir o aprimoramento dos conhecimentos e procedimentos científicos no cotidiano dos discente. Para tanto, buscou-se implementar a metodologia “Karoot”, combinada com um jogo interativo de perguntas e respostas, pautados no aprofundamento pedagógico. O objetivo consiste em subsidiar e apoiar o uso de materiais didáticos alternativos, como ferramenta facilitadora para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e científicas nos laboratórios, uma vez que, as regras de segurança têm que ser repassadas antes mesmo do início das atividades experimentais. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do jogo interativo, foi a ferramenta “Karoot”, o qual enfatiza a participação dos discentes, de maneira divertida e com responsabilidade, focando na eficácia da comunicação e na aplicação prática das regras de segurança do laboratório. O Jogo Interativo foi desenvolvido utilizando perguntas e respostas relacionadas às regras de segurança no laboratório, como a utilização dos EPI’s, controle de acesso, manuseio de equipamentos, descarte de resíduos e procedimentos de emergência, através de plataformas digitais permitindo acessibilidade e engajamento de todos, além de propiciar a relação interpessoal da comunidade. Como resultado, os discentes apresentaram um feedback instantâneo e uma resposta positiva ao utilizar a metodologia de forma clara e facilitadora no entendimento do contexto apresentado. Conclui-se que o jogo permitiu uma maior integração com o conteúdo apresentado, destacando a eficácia dessa abordagem metodológica na fixação do conhecimento, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente. Palavras-chave: Jogo Interativo. Metodologia Ativa. Laboratório. Plataforma Digital.