Este trabalho apresenta os principais aspectos da construção e do desenvolvimento de um componente curricular direcionado ao trabalho com a multimodalidade nos anos finais do Ensino Fundamental. O componente .com.textos parte, sobretudo, de uma preocupação com o tratamento dado às contribuições do currículo de Língua Portuguesa no desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Nesses projetos, a linguagem, os fenômenos da língua e o discurso dificilmente eram tomados como objetos a serem investigados ou questões a serem discutidas a partir de diferentes perspectivas para a resolução de um problema complexo. Essa experiência curricular iniciada em 2023 em 14 escolas do estado de São Paulo, portanto, tem buscado mostrar que as linguagens também podem oferecer soluções para problemas contemporâneos, considerando a integração de processos criativos, editoriais, midiáticos e investigativos. Tal proposta fundamenta-se nas pesquisas da linguista Ana Elisa Ribeiro, que relaciona as ideias de multimodalidade de Gunther Kress ao contexto educacional, bem como no trabalho de Roxane Rojo com os multiletramentos na escola a partir dos estudos do Grupo de Nova Londres. Até o momento, as produções multimodais de estudantes de 11 a 14 anos compiladas em diferentes fases do programa e os relatos de docentes responsáveis pelas aulas vêm permitindo uma análise da relação entre teoria e prática que, por sua vez, fomenta a pesquisa e construção de novos recursos didáticos.