O artigo relata e discute acerca da formação da pedagoga a partir da experiência da estudante pesquisadora no trabalho de monitoria e na pesquisa que se desenvolveu ao longo de três semestres letivos no Curso de Licenciatura em Pedagogia no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. O objetivo geral do plano de trabalho foi o de compreender como as experiências de monitoria contribuíram na formação pessoal e profissional da estudante. De outra parte, os objetivos específicos da nossa pesquisa foram: a) Compreender as concepções de formação humana, pedagogia e monitoria que norteiam o nosso trabalho; b) Analisar como tais concepções estão presentes nas três experiências de monitoria e nas temáticas trabalhadas pelo professor orientador nos componentes curriculares que tratam de filosofia e epistemologia da educação; c) Demonstrar como as experiências de monitoria contribuíram na formação da pedagoga. Utilizamos a pesquisa qualitativa ancorada em Gil (2008) e Biklen e Bogdan (1982), numa abordagem que destaca a compreensão pessoal do objeto estudado. Como suporte teórico, utilizamos as pesquisas retratadas por Dantas (2014), Frison (2016), Ferreira (2019), Franco, Libâneo e Pimenta (2011), Röhr (2013), entre outros. A relevância social e acadêmica da pesquisa insere-se na necessidade de compreender o potencial formativo da atividade de monitoria na construção da identidade da pedagoga. Isso ficou claramente demonstrado nos resultados desse estudo, dentre os quais destacamos: a) O comprometimento da estudante em colocar sob análise sua própria formação; b) a construção, desconstrução e reconstrução de uma possível identidade profissional a partir das acepções dos termos ‘pedagoga’ e ‘pedagogia’; c) a apropriação dos sentidos da formação humana na seleção, discussão e vivência das temáticas pertinentes à filosofia da educação; d) o reconhecimento de si enquanto pedagoga no exercício da monitoria.