MINICOMPOSTEIRAS: UM PROJETO DE ECOPEDAGOGIA E ENGAJAMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111984 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4431 "inscrito_id" => 4410 "titulo" => "MINICOMPOSTEIRAS: UM PROJETO DE ECOPEDAGOGIA E ENGAJAMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "A responsabilidade de educar para a sustentabilidade é de todos e não se restringe ao espaço escolar. Portanto, o objetivo deste trabalho foi promover um espaço educativo lúdico multidisciplinar para reflexão sobre o descarte de resíduos orgânicos em uma escola de educação infantil na cidade de Piracicaba-SP. As ações seguiram as orientações de Moacir Gadotti e a Ecopedagogia, envolvendo a comunidade escolar (professoras, funcionárias, crianças e as famílias) e seus diversos campos de conhecimentos para oferecer uma abordagem holística ao objetivo do projeto. Estas ações foram apoiadas e analisadas por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 11 e 17, com o intuito de garantir o compromisso da comunidade escolar na promoção de uma educação de qualidade, na resiliência na vida quotidiana e no fortalecimento da parceria global para o desenvolvimento sustentável. O recurso didático utilizado foi uma minicomposteira, acompanhada de uma sequência de atividades que possibilitaram o acompanhamento do processo de compostagem. Como resultados tivemos uma redução do lixo orgânico da escola e as crianças passaram a trazer seus resíduos orgânicos residenciais para serem compostados na instituição promovendo uma educação que não só informa, mas também transforma As discussões levantaram questionamentos sobre a importância do compartilhamento das ações cotidianas como veículo multiplicador e gerador de mudanças de hábitos. Esse engajamento colaborativo não apenas reforçou a responsabilidade compartilhada pela sustentabilidade, mas também destacou a escola como um núcleo ativo de transformação social e ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID4410_TB4431_18052024073759.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY BEATRIZ DANELON ANSELMO" "autor_nome_curto" => "KELLY DANELON" "autor_email" => "kellydanelon@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111984 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4431 "inscrito_id" => 4410 "titulo" => "MINICOMPOSTEIRAS: UM PROJETO DE ECOPEDAGOGIA E ENGAJAMENTO PARA A SUSTENTABILIDADE" "resumo" => "A responsabilidade de educar para a sustentabilidade é de todos e não se restringe ao espaço escolar. Portanto, o objetivo deste trabalho foi promover um espaço educativo lúdico multidisciplinar para reflexão sobre o descarte de resíduos orgânicos em uma escola de educação infantil na cidade de Piracicaba-SP. As ações seguiram as orientações de Moacir Gadotti e a Ecopedagogia, envolvendo a comunidade escolar (professoras, funcionárias, crianças e as famílias) e seus diversos campos de conhecimentos para oferecer uma abordagem holística ao objetivo do projeto. Estas ações foram apoiadas e analisadas por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 11 e 17, com o intuito de garantir o compromisso da comunidade escolar na promoção de uma educação de qualidade, na resiliência na vida quotidiana e no fortalecimento da parceria global para o desenvolvimento sustentável. O recurso didático utilizado foi uma minicomposteira, acompanhada de uma sequência de atividades que possibilitaram o acompanhamento do processo de compostagem. Como resultados tivemos uma redução do lixo orgânico da escola e as crianças passaram a trazer seus resíduos orgânicos residenciais para serem compostados na instituição promovendo uma educação que não só informa, mas também transforma As discussões levantaram questionamentos sobre a importância do compartilhamento das ações cotidianas como veículo multiplicador e gerador de mudanças de hábitos. Esse engajamento colaborativo não apenas reforçou a responsabilidade compartilhada pela sustentabilidade, mas também destacou a escola como um núcleo ativo de transformação social e ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID4410_TB4431_18052024073759.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY BEATRIZ DANELON ANSELMO" "autor_nome_curto" => "KELLY DANELON" "autor_email" => "kellydanelon@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }