A responsabilidade de educar para a sustentabilidade é de todos e não se restringe ao espaço escolar. Portanto, o objetivo deste trabalho foi promover um espaço educativo lúdico multidisciplinar para reflexão sobre o descarte de resíduos orgânicos em uma escola de educação infantil na cidade de Piracicaba-SP. As ações seguiram as orientações de Moacir Gadotti e a Ecopedagogia, envolvendo a comunidade escolar (professoras, funcionárias, crianças e as famílias) e seus diversos campos de conhecimentos para oferecer uma abordagem holística ao objetivo do projeto. Estas ações foram apoiadas e analisadas por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 11 e 17, com o intuito de garantir o compromisso da comunidade escolar na promoção de uma educação de qualidade, na resiliência na vida quotidiana e no fortalecimento da parceria global para o desenvolvimento sustentável. O recurso didático utilizado foi uma minicomposteira, acompanhada de uma sequência de atividades que possibilitaram o acompanhamento do processo de compostagem. Como resultados tivemos uma redução do lixo orgânico da escola e as crianças passaram a trazer seus resíduos orgânicos residenciais para serem compostados na instituição promovendo uma educação que não só informa, mas também transforma As discussões levantaram questionamentos sobre a importância do compartilhamento das ações cotidianas como veículo multiplicador e gerador de mudanças de hábitos. Esse engajamento colaborativo não apenas reforçou a responsabilidade compartilhada pela sustentabilidade, mas também destacou a escola como um núcleo ativo de transformação social e ambiental.