Trata-se de um relato de experiência sobre a implementação de um curso de graduação na modalidade a distância ofertado pela Universidade Aberta do Brasil em parceria com Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. O objetivo central é apresentar algumas perspectivas geradas no percurso de um curso de Pedagogia EaD em seis municípios do interior de Minas Gerais, sob a ótica de professoras e gestoras do referido curso. A abordagem metodológica é a pesquisa qualitativa em Educação e tem como procedimentos a revisão de literatura e análise documental. A educação a distância é uma modalidade de educação (Lei nº 9.394 de 1996) que tem se ampliado de forma exponencial no Brasil (Cruz; Lima, 2019), especialmente no tocante aos cursos de licenciatura voltados para a formação docente. Não obstante aos desafios engendrados pelas variações de ofertas, sobretudo no que tange às iniciativas mercadológicas (Bielschowsky, 2020), os cursos de graduações a distância cumprem papel fundamental para o atendimento de demandas formativas presentes nos interiores brasileiros onde não há a presença física de universidades públicas. É válido destacar que é por meio da educação à distância que muitos sujeitos conseguem ter acesso ao direito à educação previsto na Constituição Federal de 1988 (Rocha, 2013). Nesse sentido, a coordenação do curso e direção da Unidade Acadêmica gestora do curso, observaram, ao longo de quatro anos de implementação da referida licenciatura: a) mobilização econômica e social dos(as) estudantes; b) estabelecimento de parcerias entre a universidade e as secretarias de educação dos municípios atendidos; c) a viabilização de propostas para oferta de pós-graduações, entre outros fatores. Tais elementos possibilitam inferir que o curso em tela desempenhou papel relevante e trouxe perspectivas promissoras para o processo de democratização da Educação Superior e para a promoção de formação qualificada para docentes e discentes dos interiores mineiros.