No cenário contemporâneo, a formação de leitores e o multiletramento emergem como questões centrais na educação, dadas as rápidas mudanças no ambiente informacional. A capacidade de compreender e interpretar uma variedade de textos e mídias é essencial para a participação ativa na sociedade. Este artigo discute a relevância da formação de leitores e multiletramento na educação contemporânea, enfatizando sua importância no contexto social atual. Além disso, destaca-se a justificativa da relevância desses temas, ressaltando a necessidade de preparar os indivíduos para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais conectado e diversificado, onde a habilidade de navegar criticamente por uma miríade de informações é essencial para o pleno engajamento crítico e social. Por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, o estudo contextualiza os conceitos de alfabetização, letramento e multiletramento, com base nas contribuições de renomados teóricos como Paulo Freire (2011), Emília Ferreiro (2011), Magda Soares (2009), Brian Street (2014), Kleiman (2016) e Lenharo (2021), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstram a complexidade desses conceitos e sua aplicabilidade em diferentes contextos culturais e sociais, destacando a necessidade de uma abordagem plural e multifacetada no ensino da língua portuguesa. Conclui-se que a formação de leitores e multiletramento são fundamentais para o pleno engajamento dos indivíduos na sociedade contemporânea, promovendo não apenas a participação ativa, mas também o pensamento crítico e a cidadania informada.