O presente estudo pretendeu analisar as metodologias aplicadas ao ensino de Literatura para alunos surdos e ouvintes durante o período de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), através do curso de Letras Libras, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), tendo em vistas que, por vezes, os profissionais que atuam com esse ensino, ainda não possuem a proficiência na Libras, tornando então desafiador desenvolver estratégias de ensino para alcançar esses alunos. Tem como objetivo discutir sobre as intervenções metodológicas utilizadas durante as regências no ESO. Este estudo teve uma qualitativa, trata-se de uma pesquisa de campo e de revisão bibliográfica. Para fundamentação teórica utilizou-se os seguintes pressupostos teóricos: Peirce (2005), Zilberman (2008) que falam a respeito do texto literário, Antunes (2010) sobre o significado de ensino, Zanchet (2009), sobre os recursos inovadores presentes em sala de aula. As análises ocorreram durante os dias de aplicação de regência que permitiu vislumbrar o uso de roda de conversa, elaboração de textos, utilização de vídeos da plataforma virtual YouTube, produção de poemas através de imagens e dentre outros. Observamos que tais estratégias são válidas, pois contribuíram com o aprendizado dos alunos na disciplina de literatura. Portanto, a diversidade de metodologias utilizadas como recursos em sala de aula, auxiliou de forma efetiva no processo de ensino e aprendizagem no Letramento Literário para os alunos surdos, bem como, impulsionou a interação entre os alunos ouvintes e os surdos.