Este trabalho tem por objetivo apresentar um levantamento e análises feitas em noticiários sobre o adoecimento docente nos anos de 2022 e 2023. O levantamento foi realizado em veículos de grande circulação na mídia tradicional e alternativa para que análises comparativas fossem feitas sobre a estrutura linguística empregada para noticiar o fato, as intencionalidades, os vocábulos escolhidos e os possíveis efeitos produzidos nos leitores. Para tanto, foi utilizada como metodologia a análise do discurso, Orlandi (2007; 2015) e Pêcheux (2014; 2015), estando apoiada no estudo dos gêneros do discurso, Bakhtin (2003), para discutir os elementos de interação e comunicação social, seus efeitos e intencionalidades. O referencial teórico fundamenta-se na discussão das epistemologias das políticas educacionais no Brasil, valorização dos saberes docentes, Tardif (2014); Nóvoa (1999), Freire (1985, 2020), sobrecarga de trabalho no presente e desafios para a educação do futuro. Como resultado, obteve-se uma tabela comparativa contendo título, subtítulo ou resumo, data de publicação, acompanhada de análise da escolha linguística para noticiar fatos referentes à temática adoecimento do professor e a dialética do trabalho docente nas escolas públicas de educação básica. Há um silêncio sobre o fato e sobre as suas causas. Essa ocorrência está atrelada à necessidade de se pensar e lutar por políticas públicas para melhorias nas políticas educacionais e de saúde de seus profissionais.