CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS): O QUE DIZEM EX-BOLSISTAS DO PROGRAMA?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112405 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5017 "inscrito_id" => 12183 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS): O QUE DIZEM EX-BOLSISTAS DO PROGRAMA?" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo inserir graduandos(as) no contexto escolar, de modo mais amplo, e em sala de aula, de modo mais particular. Proporciona, para muitos licenciandos, o primeiro contato com a docência, na Educação Básica, na condição de futuros(as) professores(as). Nesse sentido, o presente trabalho buscou identificar, por meio de uma pesquisa realizada com ex-bolsistas do PIBID, do Edital 23/2022 (out/ 2022.2 a mar/2024), a influência do Programa na formação e preparação de futuros(as) professores(as), destacando os pontos cruciais e suas contribuições formativas para os(as) licenciandos(as). A pesquisa, de abordagem qualitativa, e do tipo exploratória, foi realizada por meio de um formulário online com os referidos ex-bolsistas, licenciandos dos cursos de Letras e Ciências Biológicas de uma universidade pública cearense. O formulário, respondido por oito sujeitos, foi criado na plataforma Google Forms, contou com perguntas descritivas e alternativas sobre a articulação dos estudantes no âmbito do Programa, bem como sobre suas percepções acerca do impacto do PIBID em sua formação. A análise dos dados obtidos revela que o PIBID cumpre com seus objetivos e que a base docente e aprendizado é singular entre os(as) discentes. Os(as) estudantes, a partir das vivências em sala de aula, fortaleceram o seu apreço pela docência e ampliaram sua compreensão sobre a profissão, seus desafios, possibilidades, assim como sobre sua função social. Nesse sentido, foi possível analisar o quanto a vivência no referido Programa se torna importante para se pensar sobre a escolha ou não da docência como profissão, pois dos oito um estudante não deseja seguir pela docência, mostrando, de maneira significativa, a complexidade da carreira educacional e proporcionando trocas de conhecimentos entre estudantes e professores(as)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12183_TB5017_27102024153016.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULLIA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "Jullia" "autor_email" => "julliaoliveira024@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112405 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5017 "inscrito_id" => 12183 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS): O QUE DIZEM EX-BOLSISTAS DO PROGRAMA?" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo inserir graduandos(as) no contexto escolar, de modo mais amplo, e em sala de aula, de modo mais particular. Proporciona, para muitos licenciandos, o primeiro contato com a docência, na Educação Básica, na condição de futuros(as) professores(as). Nesse sentido, o presente trabalho buscou identificar, por meio de uma pesquisa realizada com ex-bolsistas do PIBID, do Edital 23/2022 (out/ 2022.2 a mar/2024), a influência do Programa na formação e preparação de futuros(as) professores(as), destacando os pontos cruciais e suas contribuições formativas para os(as) licenciandos(as). A pesquisa, de abordagem qualitativa, e do tipo exploratória, foi realizada por meio de um formulário online com os referidos ex-bolsistas, licenciandos dos cursos de Letras e Ciências Biológicas de uma universidade pública cearense. O formulário, respondido por oito sujeitos, foi criado na plataforma Google Forms, contou com perguntas descritivas e alternativas sobre a articulação dos estudantes no âmbito do Programa, bem como sobre suas percepções acerca do impacto do PIBID em sua formação. A análise dos dados obtidos revela que o PIBID cumpre com seus objetivos e que a base docente e aprendizado é singular entre os(as) discentes. Os(as) estudantes, a partir das vivências em sala de aula, fortaleceram o seu apreço pela docência e ampliaram sua compreensão sobre a profissão, seus desafios, possibilidades, assim como sobre sua função social. Nesse sentido, foi possível analisar o quanto a vivência no referido Programa se torna importante para se pensar sobre a escolha ou não da docência como profissão, pois dos oito um estudante não deseja seguir pela docência, mostrando, de maneira significativa, a complexidade da carreira educacional e proporcionando trocas de conhecimentos entre estudantes e professores(as)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12183_TB5017_27102024153016.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULLIA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "Jullia" "autor_email" => "julliaoliveira024@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }