O debate atual da educação ambiental está em despertar outros sentidos que não somente reduzidas à conservação, mas também possibilitar a sensibilização ambiental. Com isso, se torna indispensável estar presente também nas instituições de ensino superior, pois estas são responsáveis pela formação acadêmica, além de influenciar o espaço social a partir do discernimento crítico. Assim, as discussões dessa temática nos ambientes de ensino superior se faz necessário para despertar o sentimento de pertencimento e sensibilidade ambiental aos sujeitos acadêmicos, e posteriormente, a comunidade e sociedade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar as pesquisas acadêmicas relacionadas à Educação Ambiental produzidas na instituição de ensino superior UFFS. Este trabalho é uma pesquisa do tipo levantamento e a metodologia utilizada foi levantamento nas bases do repositório digital UFFS com abordagem quantitativa do tipo cienciometria. Os resultados prévios indicam que foram produzidas 75 produções relacionadas à Educação Ambiental entre os anos de 2013 até 2022, com destaque para o ano de 2017 com 17 produções entre artigos, monografias, dissertações e um livro. No que se refere aos tipos de produções acadêmicas referentes à temática de educação ambiental foram identificadas 62,66% das produções como monografias; 21,33% das produções como artigos; 10,66% das produções como dissertações; 2,66% das produções como livros e também com o mesmo percentual de 2,66% as produções em forma de projetos arquitetônicos, totalizando cinco tipos de produções acadêmicas desenvolvidas na UFFS. Conclui-se que foi possível identificar uma pequena diversidade de produções relacionadas à temática, e vale ressaltar que se pode considerar expressiva devido à recente implantação dessa instituição em 2009. Porém, ainda há espaços para o aumento da integração entre o conhecimento acadêmico e a realização de ações ambientais junto à comunidade no que se refere à Educação Ambiental.