O Programa Residência Pedagógica (PRP) integra a Política Nacional de Formação de Professores, buscando aprimorar a formação docente e facilitar a inserção dos licenciados no ambiente escolar. Este trabalho tem como objetivo de investigar como o PRP estabelece a conexão e seu impacto incentivo o acesso e envolvimento dos alunos do ensino básico no ensino superior. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os residentes, do edital do PRP nº 24/22, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, Campus Bom Jesus, para levantamento das atividades realizadas com alunos das escolas-campo desenvolvidas dentro da IES. Como resultados, várias atividades dos residentes pedagógicos com os alunos do ensino básico, como visitas a laboratórios, participação em eventos universitários e implementação de projetos como o Programa Inseto na Escola. O PRP proporcionou uma interação valiosa entre alunos do ensino básico e o ambiente universitário, despertando um interesse significativo pelo ensino superior. Atividades práticas e exposição a novos campos acadêmicos ampliaram os horizontes dos alunos, estimulando-os a considerar a continuidade dos estudos. O PRP desempenha um papel essencial na aproximação entre escola e universidade, facilitando o acesso e envolvimento dos alunos do ensino básico no ensino superior. Essa conexão promove uma educação mais inclusiva, prepara melhor os futuros professores e inspira os alunos a perseguirem seus objetivos acadêmicos e profissionais.