FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE – REFERÊNCIAS PARA O TRABALHO COTIDIANO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110206 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1898 "inscrito_id" => 8280 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE – REFERÊNCIAS PARA O TRABALHO COTIDIANO" "resumo" => "Este trabalho consiste na reflexão e efetiva criação de um roteiro de visões, competências, práticas e cenários recomendáveis para a formação e a atuação de profissionais da área de educação física em organizações educacionais não formais. A proposta do trabalho é refletir sobre o universo social, cultural, instrumental e técnico presente nos cenários de atuação destes profissionais, a partir de duas obras específicas, a primeira, o consagrado livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, uma obra atemporal e sensível. A segunda obra de referência será o livro Pedagogia, do professor José Carlos Libâneo, outro importante marco das reflexões sobre a prática em sala de aula. A proposta da discussão prevista para o trabalho é humanizar o profissional, formalizar a intencionalidade pedagógica do trabalho não escolar, focalizar a relação com os educandos como parte do processo formativo e, por fim, chamar a atenção para o rico espaço de educação presente em organizações que atuam principalmente em periferias brasileiras, muitas vezes estigmatizadas e pouco visíveis no cenário de construção de uma proposta de educação em tempo e com metodologia integral. Não se utilizar materiais específicos de Educação Física é proposital e se apoia na ideia de que o professor é antes de tudo um indivíduo plural, complexo e que se integra às realidades educacionais onde atua, sendo assim, jogar luz nas percepções didáticas, sociais, culturais e éticas da profissão no espaço não escolar passa a ser uma demanda que transcende a área de formação e enriquece o cabedal teórico e prático a ser proposto aos educandos. A pesquisa será feita por meio de revisão bibliográfica das obras citadas e, da análise de realidades cotidianas de profissionais da área. O resultado principal é a construção de um referencial de educação cidadã para a educação física em contextos de vulnerabilidade social" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8280_TB1898_18062024094452.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE PÍTARO RAMOS" "autor_nome_curto" => "Felipe Pítaro R" "autor_email" => "felipe.pitaro@goldeletra.org.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110206 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1898 "inscrito_id" => 8280 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE – REFERÊNCIAS PARA O TRABALHO COTIDIANO" "resumo" => "Este trabalho consiste na reflexão e efetiva criação de um roteiro de visões, competências, práticas e cenários recomendáveis para a formação e a atuação de profissionais da área de educação física em organizações educacionais não formais. A proposta do trabalho é refletir sobre o universo social, cultural, instrumental e técnico presente nos cenários de atuação destes profissionais, a partir de duas obras específicas, a primeira, o consagrado livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, uma obra atemporal e sensível. A segunda obra de referência será o livro Pedagogia, do professor José Carlos Libâneo, outro importante marco das reflexões sobre a prática em sala de aula. A proposta da discussão prevista para o trabalho é humanizar o profissional, formalizar a intencionalidade pedagógica do trabalho não escolar, focalizar a relação com os educandos como parte do processo formativo e, por fim, chamar a atenção para o rico espaço de educação presente em organizações que atuam principalmente em periferias brasileiras, muitas vezes estigmatizadas e pouco visíveis no cenário de construção de uma proposta de educação em tempo e com metodologia integral. Não se utilizar materiais específicos de Educação Física é proposital e se apoia na ideia de que o professor é antes de tudo um indivíduo plural, complexo e que se integra às realidades educacionais onde atua, sendo assim, jogar luz nas percepções didáticas, sociais, culturais e éticas da profissão no espaço não escolar passa a ser uma demanda que transcende a área de formação e enriquece o cabedal teórico e prático a ser proposto aos educandos. A pesquisa será feita por meio de revisão bibliográfica das obras citadas e, da análise de realidades cotidianas de profissionais da área. O resultado principal é a construção de um referencial de educação cidadã para a educação física em contextos de vulnerabilidade social" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8280_TB1898_18062024094452.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE PÍTARO RAMOS" "autor_nome_curto" => "Felipe Pítaro R" "autor_email" => "felipe.pitaro@goldeletra.org.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }