Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS LABORATORIAIS INCENTIVANDO A APRENDIZAGEM

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A tentativa de tornar o ensino mais interativo e dinâmico impulsiona o planejamento das atividades do Programa de Educação Tutorial de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesse contexto, esse trabalho visa comparar duas atividades com aulas práticas de laboratório que ocorreram durante as edições de 2023 e 2024 do Curso de Férias (CF), em que estudantes do 1° e 2° ano do Ensino Médio de escolas públicas passam uma semana na UFC. No CF, as atividades pedagógicas são planejadas contextualizando a explanação teórica, objetivando incentivar o trabalho em equipe e aproximar os estudantes da dinâmica de um laboratório científico. Após cada atividade, os estudantes respondem questões sobre a aula em um caderno de feedback. Além disso, ao final do CF, os membros do PET avaliam todas as aulas e práticas pedagógicas desenvolvidas. Nas duas últimas edições do CF, destinou-se duas horas para aulas práticas em laboratório. Em 2023, destinou-se um maior tempo à parte teórica e, segundo a visão dos ministrantes, a abordagem não tornou o conteúdo interessante para os discentes. Apesar disso, a aula teórica foi avaliada pelos estudantes com nota máxima (ótimo) por 45,5% dos participantes. Já em 2024, o tempo de aula teórica foi reduzido e, além disso, as aulas práticas passaram a abordar conteúdo relacionado a problemas ambientais apresentados na parte teórica. Nesta edição do CF, 50% dos alunos avaliaram o entendimento após a aula como sendo “muito bom”. Houve vários comentários positivos em relação à atividade como um todo, tendo alguns participantes citado sobre a capacidade dos ministrantes simplificarem um conteúdo tão complexo. Assim, os ministrantes avaliaram que a parte teórica da aula é necessária antes do início das atividades práticas de laboratório para melhorar o entendimento, mas que o tempo destinado à mesma pode influenciar no interesse da turma pela temática.

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