Este artigo intitulado “A inclusão do estudante com transtorno do espectro do autismo na educação infantil: vencendo barreiras superando desafios” versa sobre a inclusão de um estudante com autismo na educação infantil seja significativa mediante os princípios da educação inclusiva. Reafirmando a luta por garantiras de direitos sociais com destaque para eventos importantes como a Conferência Mundial sobre Educação para Todos em Jomtien, Tailândia (1990), a Declaração de Salamanca, Espanha (1994) e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em Nova York (2006). Esses eventos influenciaram documentos nacionais, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Lei 12.764 de Proteção da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a Lei Brasileira de Inclusão (2015), que adotam uma abordagem social da deficiência. Utilizamos as contribuições dos autores Mantoan, Lanuti (2022, 2023); Fernandes (2013) e Figueiredo (2010) entre outros para explora essa temática. Realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre a inclusão de pessoas com TEA, visando identificar a inclusão desse grupo na educação infantil. Os resultados mostraram que é possível incluir alunos com Transtorno do Espectro do Autismo em salas de aula comum, desde que os professores recebam o apoio necessário e trabalhem em colaboração com o professor de AEE e outros parceiros, garantindo que o estudante desenvolva relações sócio afetivas com os demais estudantes e avancem no desenvolvimento.