Abordar a educação ambiental no contexto educacional do ensino fundamental II é de extrema importância para promover a conscientização ecológica dos discentes desde cedo. Neste sentido, a utilização de materiais lúdicos, como a gamificação, destaca-se como uma ferramenta eficaz para engajar os alunos e facilitar a compreensão das questões ambientais. Afinal, esses recursos estimulam a participação ativa dos estudantes, promovendo a compreensão de conceitos complexos de forma mais acessível e divertida. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é o de demonstrar como um jogo da memória acerca de temáticas ambientais pode proporcionar uma experiência de aprendizado mais significativa, incentivando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica referente a temática da gamificação, educação ambiental e atividades lúdicas, buscando evidenciar como essa abordagem pode transformar o ensino em sala de aula. Além disso, foi desenvolvido um jogo da memória sobre questões ambientais, com o intuito de demonstrar sua aplicabilidade. Com isso, a experiência com o jogo da memória revelou-se valiosa ao estimular não apenas a assimilação de conteúdo, mas também a troca de ideias e a construção coletiva de conhecimento entre os estudantes. Assim, fica evidente que a incorporação de recursos lúdicos, como a gamificação, não apenas torna o processo de ensino-aprendizagem mais atraente, mas também potencializa a colaboração e a interação entre os discentes. Dessa forma, ao proporcionar uma abordagem dinâmica e participativa, tal método educacional prepara os estudantes de forma mais eficaz para os desafios ambientais do mundo contemporâneo.