Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE FINANÇAS/UFC

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113439
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6517
    "inscrito_id" => 15934
    "titulo" => "EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE FINANÇAS/UFC"
    "resumo" => "Esta pesquisa explora uma lacuna existente na literatura sobre evasão no ensino superior no Brasil, com foco no curso de Bacharelado em Finanças da Faculdade de Economia, Administração, Atuariais e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC). Para atingir os objetivos da pesquisa, foram coletados dados que incluíram informações sobre o CEP dos alunos, origem da escola (pública ou privada), autodefinição de raça, dados de IRA e idade, entre outros. Esses dados foram usados para analisar os perfis dos alunos em ambos os grupos, pois a pesquisa consiste em analisar o grupo de alunos evadidos com o grupo de alunos ativos. A distorção para a idade certa dos alunos evadidos sugere uma tendência de atraso no progresso acadêmico, o que pode ser um fator de evasão. Além disso, a maior distância entre a residência e a faculdade para o grupo evadido pode influenciar a decisão de abandonar o curso, devido a desafios de locomoção."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15934_TB6517_08062024005618.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR BORGES MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "VITOR"
    "autor_email" => "vimonteiro5@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113439
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6517
    "inscrito_id" => 15934
    "titulo" => "EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DO CURSO DE FINANÇAS/UFC"
    "resumo" => "Esta pesquisa explora uma lacuna existente na literatura sobre evasão no ensino superior no Brasil, com foco no curso de Bacharelado em Finanças da Faculdade de Economia, Administração, Atuariais e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC). Para atingir os objetivos da pesquisa, foram coletados dados que incluíram informações sobre o CEP dos alunos, origem da escola (pública ou privada), autodefinição de raça, dados de IRA e idade, entre outros. Esses dados foram usados para analisar os perfis dos alunos em ambos os grupos, pois a pesquisa consiste em analisar o grupo de alunos evadidos com o grupo de alunos ativos. A distorção para a idade certa dos alunos evadidos sugere uma tendência de atraso no progresso acadêmico, o que pode ser um fator de evasão. Além disso, a maior distância entre a residência e a faculdade para o grupo evadido pode influenciar a decisão de abandonar o curso, devido a desafios de locomoção."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID15934_TB6517_08062024005618.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITOR BORGES MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "VITOR"
    "autor_email" => "vimonteiro5@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa explora uma lacuna existente na literatura sobre evasão no ensino superior no Brasil, com foco no curso de Bacharelado em Finanças da Faculdade de Economia, Administração, Atuariais e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC). Para atingir os objetivos da pesquisa, foram coletados dados que incluíram informações sobre o CEP dos alunos, origem da escola (pública ou privada), autodefinição de raça, dados de IRA e idade, entre outros. Esses dados foram usados para analisar os perfis dos alunos em ambos os grupos, pois a pesquisa consiste em analisar o grupo de alunos evadidos com o grupo de alunos ativos. A distorção para a idade certa dos alunos evadidos sugere uma tendência de atraso no progresso acadêmico, o que pode ser um fator de evasão. Além disso, a maior distância entre a residência e a faculdade para o grupo evadido pode influenciar a decisão de abandonar o curso, devido a desafios de locomoção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.