Este trabalho investigou a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular, a partir do relato de experiência de um sujeito focal. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa que analisou a utilização de uma ferramenta digital para auxiliar e contribuir na aprendizagem de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) associado à dislexia e disgrafia. Foram analisadas estratégias de aprendizagem da língua nativa de uma criança com transtornos de aprendizagem e como o uso de recursos digitais interfere positivamente na aprendizagem. Para isso, foi necessário relatar especificidades das estratégias de escrita e leitura de uma criança com TDAH, dislexia e disgrafia, relacionando a utilização de tecnologias digitais para co-auxiliar o processo de evolução da aquisição da língua nativa formal. Os resultados evidenciaram que a tecnologia digital pode contribuir com o processo de aprendizagem, ajudando a vencer os limites dos transtornos a partir de metodologias ativas e inclusivas, demonstrando que o uso prático do editor de texto em um smartphone ajudou na autonomia da escrita e leitura da criança sem gerar traumas, proporcionando à criança um aprendizado significativo.