O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa documental que tem como objetivo analisar como é tratada a diversidade cultural dos povos indígenas no Curso de Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Nesse sentido analisamos o Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Geografia. O documento segundo Lüdke e André (1996) é uma fonte importante de pesquisa por permitir localizar evidências que fundamentam as ações do pesquisador. É também contextualizada porque surge em contextos específicos e fornece informações sobre esse mesmo contexto. Buscamos analisar o documento a partir das seguintes categorias: histórias e culturas dos povos indígenas, diversidade cultural, povos indígenas. Por conseguinte, optou-se pela análise de conteúdo como recurso metodológico de análise dos dados. Esse recurso auxiliará na compreensão das representações indígenas presente no currículo do Curso de Geografia, pois “a análise do conteúdo pode ser considerada como um conjunto de técnicas de análise de comunicação, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição dos conteúdos das mensagens” (Bardin, citado por, Franco, 2008, p. 24). A pesquisa concluiu que a formação inicial de professores em Geografia da UEMASUL, Campus de Imperatriz, a temática indígena é contemplada de forma incipiente e escassa no currículo. Apenas a disciplina de Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos menciona a temática indígena na ementa do curso. Os resultados apontam também para a necessidade da Instituição considerar a História e Cultura dos Povos Indígenas como campo de conhecimento importante e necessário na formação inicial de professores geografia.