TRABALHO E FORMAÇÃO INICIAL: A INFLUÊNCIA DA JORNADA DE TRABALHO NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFMA – CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111724 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4056 "inscrito_id" => 12230 "titulo" => "TRABALHO E FORMAÇÃO INICIAL: A INFLUÊNCIA DA JORNADA DE TRABALHO NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFMA – CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO" "resumo" => "A formação inicial, conhecida graduação, exige tempo e dedicação quase absoluta dos estudantes, onde os mesmos devem ter horas livres na semana para estudo, pesquisa, escrita e participação em eventos, que muitas vezes não coincidem com o turno escolhido na matrícula, ademais muitos deles dividem a rotina universitária com a profissional e isso traz impactos relevantes para o seu desempenho. O presente estudo teve por objetivo investigar de que forma o rendimento acadêmico dos estudantes é afetado pelas horas semanais em seus respectivos empregos e pelo choque de horários. A pesquisa de abordagem quali-quantitativa, contou com a participação de 55 graduandos de licenciatura em ciências biológicas do IFMA - Campus São Luís Monte Castelo. Os dados foram obtidos através de formulário pelo Google Forms, de forma anônima. Diante do exposto, observa-se que 83% dos estudantes que fizeram parte da amostra, possuem vínculo empregatício. Destes, 95% relatam a não participação em eventos e projetos, além de sentirem o rendimento acadêmico afetado por conta da jornada de trabalho. Quando perguntados sobre sobrecarga mental e emocional, pela pressão em ter bons resultados no ambiente acadêmico e de trabalho, 88% dos discentes relatam a presença destes sentimentos, que incluem também ansiedade com 38%, estresse com 37% e frustração com 31%. Conclui-se neste estudo que a quantidade de tarefas exercidas fora do ambiente universitário espelha a realidade enfrentada por esses estudantes, trazendo um déficit no desempenho que se soma ou acarreta em problemas psicoemocionais, criando assim, um ciclo vicioso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6751e1c8e1ce8_05122024142424.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-12-05 14:24:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS MAIA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "MATHEUS MAIA" "autor_email" => "theusmaiazv@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111724 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4056 "inscrito_id" => 12230 "titulo" => "TRABALHO E FORMAÇÃO INICIAL: A INFLUÊNCIA DA JORNADA DE TRABALHO NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFMA – CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO" "resumo" => "A formação inicial, conhecida graduação, exige tempo e dedicação quase absoluta dos estudantes, onde os mesmos devem ter horas livres na semana para estudo, pesquisa, escrita e participação em eventos, que muitas vezes não coincidem com o turno escolhido na matrícula, ademais muitos deles dividem a rotina universitária com a profissional e isso traz impactos relevantes para o seu desempenho. O presente estudo teve por objetivo investigar de que forma o rendimento acadêmico dos estudantes é afetado pelas horas semanais em seus respectivos empregos e pelo choque de horários. A pesquisa de abordagem quali-quantitativa, contou com a participação de 55 graduandos de licenciatura em ciências biológicas do IFMA - Campus São Luís Monte Castelo. Os dados foram obtidos através de formulário pelo Google Forms, de forma anônima. Diante do exposto, observa-se que 83% dos estudantes que fizeram parte da amostra, possuem vínculo empregatício. Destes, 95% relatam a não participação em eventos e projetos, além de sentirem o rendimento acadêmico afetado por conta da jornada de trabalho. Quando perguntados sobre sobrecarga mental e emocional, pela pressão em ter bons resultados no ambiente acadêmico e de trabalho, 88% dos discentes relatam a presença destes sentimentos, que incluem também ansiedade com 38%, estresse com 37% e frustração com 31%. Conclui-se neste estudo que a quantidade de tarefas exercidas fora do ambiente universitário espelha a realidade enfrentada por esses estudantes, trazendo um déficit no desempenho que se soma ou acarreta em problemas psicoemocionais, criando assim, um ciclo vicioso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6751e1c8e1ce8_05122024142424.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => "2024-12-05 14:24:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS MAIA AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "MATHEUS MAIA" "autor_email" => "theusmaiazv@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }