O programa de monitoria caracteriza-se por ser um instrumento de aprimoramento acadêmico, contribuindo diretamente na ampliação das competências do discente na disciplina correspondente a partir do desempenho de atividades técnico-didáticas. Além disso, tal iniciativa oferece experiências pedagógicas que possibilitam o estreitamento dos laços entre estudantes e educadores, promovendo a construção de uma comunicação mais próxima e, por conseguinte, eficaz. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva destacar as potenciais contribuições do programa para a monitora, assim como evidenciar a importância na facilitação do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes beneficiados. Trata-se de um relato de experiência produzido a partir da experiência da discente vinculada ao programa de monitoria remunerada da UniRedentor/Afya, instituição privada situada no município de Itaperuna, interior do Rio de Janeiro. A monitoria foi prestada à disciplina de Psicometria durante o primeiro semestre de 2024 aos discentes do 5º período do bacharelado em Psicologia. A discente disponibilizava-se em horários extraclasse conforme demandas – que não foram numerosas no formato individualizado – e atuava também no momento das aulas, assessorando os estudantes nas dúvidas que surgiam e auxiliando a docente na orientação com fundamentação teórica e aplicação de testes psicológicos, os quais constituíam a ementa da disciplina. A partir do contato com os discentes e o diálogo sobre as necessidades que os cerceavam, a monitora produziu materiais facilitadores, como estudo dirigido e resumo guiado, facilitando a revisão e aprendizagem do conteúdo. Conclui-se que o programa de monitoria contribuiu significativamente para a consolidação do conhecimento prévio da monitora, em especial no ato de solucionar dúvidas dos alunos, corroborando para o despertar do interesse pela docência. Ademais, por ser um programa remunerado, detém potencial como política de permanência na instituição.