A Aprendizagem Baseada em Problemas, do inglês Problem-Based learning (PBL), trata-se de uma abordagem metodológica que assinala, como característica principal, o uso de problemas baseados na vida real, intencionando viabilizar a construção de uma base de conhecimentos que se estrutura em torno das suas resoluções. É nesse contexto que são criadas condições favoráveis para o desenvolvimento da aprendizagem autônoma, colaborativa, do trabalho em equipe e do pensamento crítico, criativo e reflexivo. O presente trabalho objetiva descrever as impressões de licenciandos e professores da Área de Ciências da Natureza, a partir de uma experiência imersiva/primeiro contato com a PBL, no que tange ao reconhecimento do seu potencial de utilização na Educação Básica. Assim, o trabalho ancora-se em uma pesquisa descritiva, cujos dados foram levantados dos registros textualmente apresentados por participantes de um Curso de Extensão Universitária, ocorrido entre outubro e novembro de 2023, nas dependências da universidade de vínculo dos ministrantes (discentes de um Programa de Doutoramento em Ensino) e que teve a PBL como primeira unidade didática abordada (6 horas-aulas/unidade de um total de 30 horas-aulas/curso). Os dados foram organizados em sessões temáticas e analisados, qualitativamente, em função da apreensão dos sentidos e das subjetividades presentes nos registros de 10 cursistas (manifestantes), de modo que a fundamentação se expressa em texto expositivo e analítico. Os resultados evidenciaram o reconhecimento da PBL como metodologia ativa em potencial para o ensino de Biologia, Física e Química, na Educação Básica, uma vez que oportuniza o desenvolvimento de habilidades cognitivas, de comunicação e atitudinais, de forma contextualizada. Todavia, pela sua configuração particular, requer, dos envolvidos, o devido preparo e atenção para com o atendimento sistemático da abordagem, para que seus efeitos possam desencadear uma aprendizagem verdadeiramente significativa.