Os processos de estresse e ansiedade presentes na sociedade e na escola foram significativamente acentuados pela pandemia de covid-19. Estudos demonstram que as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), quando inseridas no contexto escolar, aliadas a uma concepção de educação integral, entendida como aquela contempla as múltiplas dimensões da existência humana, incluindo aspectos emocionais, relacionais e cognitivos, podem amenizar esses sintomas. O Reiki é uma terapia de impostação das mãos que busca promover o equilíbrio energético necessário para manter o bem-estar do corpo físico, mental, emocional e espiritual, trazendo benefícios que vão além do corpo físico, agindo profundamente nos sintomas e na causa destes. Trata-se de um tipo de terapia em que os indivíduos em situação de saúde e de doença são beneficiados, uma vez que aumenta a energia vital, fortalecendo o sistema imunológico. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para uma formação humana integral, explorando a prática do reiki no ambiente escolar e suas implicações na aprendizagem e nos níveis de qualidade de vida e bem-estar de estudantes e servidores. A metodologia proposta privilegiou a realização de Ciclos de Formação e de Vivência de Reiki, analisando seus benefícios a partir de dados coletados em grupos focais, objetivando compreender, a partir da visão dos participantes, a repercussão do reiki no bem-estar e na aprendizagem. Os resultados iniciais do projeto de extensão sugerem que, na visão dos participantes, sintoma de estresse e de ansiedade influenciam negativamente a qualidade de vida. Nessa perspectiva, o reiki e outras práticas integrativas podem impactar positivamente no bem-estar dos docentes e estudantes, inclusive contribuindo para os processos de aprendizagem, o que ratifica a importância de sua vivência no ambiente escolar.