O presente estudo tem como objetivo investigar a construção do conceito de porcentagem a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em uma coleção de livros didáticos de matemática aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didática (PNLD), a forma pela qual é sua abordagem nos anos iniciais o ensino deste objeto matemático. Nesse sentido, o trabalho é de natureza qualitativa e também do tipo documental, no qual analisamos no documento que rege os currículos escolares, especificamente no âmbito da área de matemática e nas unidades temáticas que trabalham a noção de porcentagem. Sob esse viés, identificamos que a BNCC e os livros didáticos começam a desenvolver os conhecimentos específicos para o ensino de porcentagem iniciando pela ideia de frações (parte todo), frações decimais e seus respectivos objetos de conhecimento representados na unidade temática número. Posteriormente, tendo em vista tal abordagem, vimos a necessidade de analisar livros didáticos e observar como está posto no currículo a construção do conceito de porcentagem. Para tanto, os resultados apontam que as atividades desenvolvidas pelos livros didáticos estabelecem uma relação clara do ensino de fração e cumprem com seu objetivo de aprendizagem proposto. Neste âmbito o conceito de porcentagem vem sendo construído de forma gradual, ou seja, iniciando das ideias de frações até a representação decimal/percentual.