O presente trabalho explora os conceitos fundamentais de linguagem, letramento e alfabetização, destacando suas interrelações e implicações para a prática educativa. A linguagem é abordada como um sistema complexo de comunicação, essencial para a construção do conhecimento e das relações sociais, com base nas teorias de Vygotsky (1987). O letramento é discutido como um processo que vai além da mera decodificação de símbolos, envolvendo a compreensão e a produção de textos em contextos sociais específicos, conforme a visão de Brian Street (1984). A alfabetização, por sua vez, é apresentada como a etapa inicial do letramento, focada na aquisição das habilidades básicas de leitura e escrita, segundo a perspectiva de Magda Soares (2003). Utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica, são analisadas as implicações desses conceitos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes, que promovam um aprendizado significativo e contextualizado. A pesquisa bibliográfica possibilitou uma análise aprofundada das teorias e práticas associadas a esses conceitos, proporcionando uma compreensão abrangente das inter-relações entre linguagem, letramento e alfabetização. Foram selecionados e analisados textos fundamentais de autores renomados, cujas contribuições teóricas forneceram uma base sólida para a compreensão das práticas educativas voltadas ao desenvolvimento dessas competências. Ao final, são destacadas as implicações dessas teorias para a elaboração de práticas pedagógicas que considerem a diversidade linguística e cultural dos alunos, promovendo a leitura crítica e a produção de textos variados. Compreender as inter-relações entre linguagem, letramento e alfabetização é essencial para a criação de ambientes de aprendizagem que preparem os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de forma ativa e crítica.