Os docentes devem trabalhar na inclusão de alunos neurodivergentes no ambiente escolar, nesse processo, os profissionais enfrentam diversos desafios significativos, como a falta de formação adequada e contínua para lidar com as necessidades específicas desses alunos, dificultando a implementação de estratégias eficazes de ensino e aprendizagem. Ademais, a falta de recursos e apoio especializado nas escolas pode sobrecarregar os professores, tornando mais desafiador atender às necessidades individuais de cada aluno neurodivergente. A relevância do psicólogo escolar está no auxílio aos docentes com estratégias adequadas para o desenvolvimento eficaz no processo de inclusão desses alunos, assim como também, a atuação no cotidiano da inclusão escolar, executando juntamente com os educadores formas de mediação qualificada, com propósito de superar as barreiras vivenciadas pelo aluno neurodivergente e os demais envolvidos no contexto escolar. O estudo busca identificar desafios enfrentados pelos docentes que trabalham com alunos neurodivergentes, e a relevância do psicólogo escolar no processo de inclusão desses alunos. Esse estudo refere-se a uma revisão bibliográfica, as pesquisas foram feitas a partir das bases de dados Pepsic e SciELO, estudos relacionados aos desafios dos docentes na educação especial tiveram prioridade. Os trabalhos incluem a possibilidade de promover conscientização sobre as questões relacionadas à neurodiversidade, favorecer a formação de profissionais mais capacitados e sensíveis às necessidades dos alunos neurodivergentes, e contribuir para a inserção de escolas efetivamente inclusivas e acolhedoras. Além disso, produziram evidências que embasam políticas públicas e práticas educacionais mais inclusivas e eficazes, promovendo o acesso igualitário à educação e o desenvolvimento pleno dos alunos.