Diariamente, muitas são as dificuldades que profissionais da área de educação tem enfrentado em sala de aula quando encontrasse em sala algum aluno que apresente algum tipo de necessidade especial. Entretanto, quando entra em pauta o tema da Inclusão, muito debatido por gestores e profissionais da área de educação, podem levar a uma metodologia de ensino e aprendizagem muito importante e relevante com base no ensino da inclusão. Com base na temática mencionada, a inclusão, o presente trabalho tem como objetivo principal, fazer um levantamento bibliográfico e dissertar trabalhos que traga metodologias importante e relevantes para o ensino de química para alunos com deficiência visual através do sistema Braille. Quando o tema Inclusão é o tema central de um bom diálogo entre profissionais da área de ensino, esse tema fica cada vez mais complexo no decorrer de uma roda de conversa, pois, não é uma temática fácil de ser mencionada e nem tão pouco trabalhada. Muitos são os fatores que levam a esses questionamentos, por exemplo, a falta de preparação de professores em seus cursos de graduação para lhe dar com alunos que apresente algum tipo de necessidade especial, especificamente, a deficiência visual. O que torna muito importante e relevante o diálogo com profissionais de educação sobre educação inclusiva, principalmente, para alunos com deficiência visual.