Este artigo descreve uma aula da disciplina de Práticas Experimentais (PEX) realizada em turmas de 2º e 3º Anos do Ensino Médio em uma Escola Cidadã Integral da Paraíba. A atividade foi planejada para enriquecer o entendimento dos alunos sobre conceitos de físico-química, incluindo a graduação de escalas termométricas, princípios de transferência de calor, e propriedades coligativas. O principal objetivo foi demonstrar que o ponto de fusão do gelo é influenciado não apenas pelas condições físicas locais, como a pressão atmosférica, mas também pela adição de solutos como sal e álcool, que modificam a estrutura cristalina da água. Essas adições resultam em uma depressão crioscópica, abaixando a temperatura de fusão do gelo. A fundamentação teórica baseou-se nos princípios de transferência de calor e propriedades coligativas, seguindo uma abordagem metodológica de ensino investigativo apoiada principalmente nas ideias de Carvalho e estruturada nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. O experimento foi conduzido em laboratório utilizando termômetros culinários, béqueres, sal grosso, sal comum, álcool e gelo. Os estudantes, organizados em grupos, foram instruídos a avaliar o efeito de diferentes substâncias no ponto de fusão do gelo. Os resultados indicaram que o ponto de fusão do gelo é mais significativamente rebaixado quando adicionado sal comum, devido à maior capacidade de dissolução e interação dos íons de sódio e cloro com as moléculas de água. Este fenômeno foi observado mais intensamente em comparação com o sal grosso e o álcool, refletindo a importância da concentração de íons na solução. Além disso, a discussão em sala de aula após os experimentos proporcionou aos alunos uma oportunidade de refletir sobre a aplicação prática dos conceitos teóricos, reforçando o aprendizado e a compreensão das propriedades térmicas e coligativas.