PANORAMA HISTÓRICO DOS MECANISMOS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL – 1808 A 2023
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109760 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1243 "inscrito_id" => 6984 "titulo" => "PANORAMA HISTÓRICO DOS MECANISMOS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL – 1808 A 2023" "resumo" => "A educação brasileira historicamente se revelou elitista, em todos os seus níveis, etapas e modalidades. Tendo isso em vista, entende-se que a democratização do acesso à educação superior brasileira passa não apenas pela ampliação da oferta de instituições, cursos e vagas, mas, também, pelos mecanismos de acesso que selecionam os estudantes para esse nível educacional. Tendo isso em vista, este estudo objetiva apresentar o histórico dos mecanismos de acesso à educação superior no Brasil, desde 1808, quando o ensino superior brasileiro foi estruturado em estabelecimentos isolados, e o processo seletivo para acesso dependia de aprovação em exames preparatórios, até 2023, quando o principal instrumento para acesso à educação superior pública no Brasil, o Sistema de Seleção Unificada, sofreu sua última reformulação anteriormente a este estudo. Para responder a este objetivo, é realizada pesquisa bibliográfica, baseada em fontes que tratam do histórico dos instrumentos de acesso à educação superior brasileira, e também pesquisa documental, baseada em documentos oficiais que instituem esses mecanismos de acesso. Como resultado, o estudo revelou que o acesso à educação superior é historicamente direcionado às elites, mas mostra que, sobretudo a partir dos anos 2000, há avanços no sentido de democratizar o acesso a esse nível de ensino, o que é evidenciado sobretudo por mecanismos que instituem ações afirmativas para acesso a minorias historicamente excluídas da educação brasileira, como estudantes de baixa renda, provenientes de escola pública, negros, quilombolas, pessoas com deficiência e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6984_TB1243_25102024221454.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DE SOUZA BRITO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "giovannabrito@discente.ufg.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109760 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1243 "inscrito_id" => 6984 "titulo" => "PANORAMA HISTÓRICO DOS MECANISMOS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL – 1808 A 2023" "resumo" => "A educação brasileira historicamente se revelou elitista, em todos os seus níveis, etapas e modalidades. Tendo isso em vista, entende-se que a democratização do acesso à educação superior brasileira passa não apenas pela ampliação da oferta de instituições, cursos e vagas, mas, também, pelos mecanismos de acesso que selecionam os estudantes para esse nível educacional. Tendo isso em vista, este estudo objetiva apresentar o histórico dos mecanismos de acesso à educação superior no Brasil, desde 1808, quando o ensino superior brasileiro foi estruturado em estabelecimentos isolados, e o processo seletivo para acesso dependia de aprovação em exames preparatórios, até 2023, quando o principal instrumento para acesso à educação superior pública no Brasil, o Sistema de Seleção Unificada, sofreu sua última reformulação anteriormente a este estudo. Para responder a este objetivo, é realizada pesquisa bibliográfica, baseada em fontes que tratam do histórico dos instrumentos de acesso à educação superior brasileira, e também pesquisa documental, baseada em documentos oficiais que instituem esses mecanismos de acesso. Como resultado, o estudo revelou que o acesso à educação superior é historicamente direcionado às elites, mas mostra que, sobretudo a partir dos anos 2000, há avanços no sentido de democratizar o acesso a esse nível de ensino, o que é evidenciado sobretudo por mecanismos que instituem ações afirmativas para acesso a minorias historicamente excluídas da educação brasileira, como estudantes de baixa renda, provenientes de escola pública, negros, quilombolas, pessoas com deficiência e outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6984_TB1243_25102024221454.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA DE SOUZA BRITO" "autor_nome_curto" => "GIOVANNA" "autor_email" => "giovannabrito@discente.ufg.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }