O objetivo do trabalho consiste em analisar as práticas pedagógicas para a educação socioemocional no currículo escolar da Educação Infantil. Estudos acerca dos benefícios da aprendizagem socioemocional desde a infância tem dado ênfase à importância de a escola desenvolver em suas propostas curriculares práticas que dialoguem com a formação integral e principalmente socioemocional de crianças na primeira infância. Diante disso, questionamos: de que forma o currículo escolar e as práticas pedagógicas na Educação Infantil possibilitam a aprendizagem da educação socioemocional? A educação socioemocional na educação infantil é essencial pois ajuda as crianças a desenvolver habilidades para lidar com suas emoções, compreender as emoções do outro e construir relacionamentos saudáveis. Neste sentido, a formação socioemocional precisa ter início na primeira infância, para que a criança desenvolva sua personalidade, empatia, e se torne um adulto autoconsciente. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo bibliográfico, tendo como teoria a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), os as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e Base Nacional Comum Curricular (2017), Silva (2009), Sacristán (2013), Canettieri, Paranahyba e Santos (2021), Oliveira (2023) e outros. A formação socioemocional faz parte do desenvolvimento integral do ser humano, portanto, essencial para o currículo da educação infantil, sobretudo em tempos de altos índices de estresse, doenças psicossomáticas, ansiedade, depressão e outras que interferem na saúde mental da pessoa.