Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O USO DO SCRATCH NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DO PARQUE DA MANTEIGUEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111687
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3996
    "inscrito_id" => 12965
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O USO DO SCRATCH NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DO PARQUE DA MANTEIGUEIRA"
    "resumo" => "A educação ambiental faz parte do currículo de ciências, inclusive de maneira transversal, ao longo de toda a formação da educação básica das séries finais do Ensino Fundamental. No sétimo ano, ainda, de acordo com a BNCC e a proposta de currículo regional, está previsto o trabalho de caracterização dos principais ecossistemas brasileiros, impactos a esses ecossistemas, bem como o estudo de máquinas e do desenvolvimento humano ligado às tecnologias e materiais incorporados à sociedade. Desta forma, a presente prática pedagógica envolveu o estudo das temáticas evidenciadas com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, de maneira contextualizada à vivência e realidade desses estudantes. Aliando teoria à prática, os/as estudantes aprofundaram seus conhecimentos acerca das questões previstas no currículo em sala de aula, sendo estes também abordados de maneira prática com a visita ao Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, em Vila Velha, município da escola e dos estudantes do presente estudo. Após visita de campo, os estudantes realizaram uma sequência de aulas direcionadas ao desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o programa Scratch a fim de reproduzirem trechos do parque e apresentarem uma mensagem de conscientização ambiental quanto à preservação deste espaço. Como resultados, foram obtidos modelos computacionais do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, com avatares dos estudantes convidando o público à preservação deste e outros espaços de Vila Velha, bem como a criação de maquetes do parque representando espaços possíveis de visitação ao público, também salientando a importância da preservação daquele espaço. O trabalho desenvolvido ao longo de um trimestre letivo evidencia uma possibilidade de trabalho com as temáticas educação ambiental e pensamento computacional, destacando também a aula de campo como importante ferramenta pedagógica e de cuja experiência outros valiosos resultados podem advir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12965_TB3996_05052024145827.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA CARVALHO DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "Carla Carvalho"
    "autor_email" => "carlaaguiar.bio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111687
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3996
    "inscrito_id" => 12965
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O USO DO SCRATCH NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DO PARQUE DA MANTEIGUEIRA"
    "resumo" => "A educação ambiental faz parte do currículo de ciências, inclusive de maneira transversal, ao longo de toda a formação da educação básica das séries finais do Ensino Fundamental. No sétimo ano, ainda, de acordo com a BNCC e a proposta de currículo regional, está previsto o trabalho de caracterização dos principais ecossistemas brasileiros, impactos a esses ecossistemas, bem como o estudo de máquinas e do desenvolvimento humano ligado às tecnologias e materiais incorporados à sociedade. Desta forma, a presente prática pedagógica envolveu o estudo das temáticas evidenciadas com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, de maneira contextualizada à vivência e realidade desses estudantes. Aliando teoria à prática, os/as estudantes aprofundaram seus conhecimentos acerca das questões previstas no currículo em sala de aula, sendo estes também abordados de maneira prática com a visita ao Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, em Vila Velha, município da escola e dos estudantes do presente estudo. Após visita de campo, os estudantes realizaram uma sequência de aulas direcionadas ao desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o programa Scratch a fim de reproduzirem trechos do parque e apresentarem uma mensagem de conscientização ambiental quanto à preservação deste espaço. Como resultados, foram obtidos modelos computacionais do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, com avatares dos estudantes convidando o público à preservação deste e outros espaços de Vila Velha, bem como a criação de maquetes do parque representando espaços possíveis de visitação ao público, também salientando a importância da preservação daquele espaço. O trabalho desenvolvido ao longo de um trimestre letivo evidencia uma possibilidade de trabalho com as temáticas educação ambiental e pensamento computacional, destacando também a aula de campo como importante ferramenta pedagógica e de cuja experiência outros valiosos resultados podem advir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID12965_TB3996_05052024145827.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA CARVALHO DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "Carla Carvalho"
    "autor_email" => "carlaaguiar.bio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação ambiental faz parte do currículo de ciências, inclusive de maneira transversal, ao longo de toda a formação da educação básica das séries finais do Ensino Fundamental. No sétimo ano, ainda, de acordo com a BNCC e a proposta de currículo regional, está previsto o trabalho de caracterização dos principais ecossistemas brasileiros, impactos a esses ecossistemas, bem como o estudo de máquinas e do desenvolvimento humano ligado às tecnologias e materiais incorporados à sociedade. Desta forma, a presente prática pedagógica envolveu o estudo das temáticas evidenciadas com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, de maneira contextualizada à vivência e realidade desses estudantes. Aliando teoria à prática, os/as estudantes aprofundaram seus conhecimentos acerca das questões previstas no currículo em sala de aula, sendo estes também abordados de maneira prática com a visita ao Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, em Vila Velha, município da escola e dos estudantes do presente estudo. Após visita de campo, os estudantes realizaram uma sequência de aulas direcionadas ao desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o programa Scratch a fim de reproduzirem trechos do parque e apresentarem uma mensagem de conscientização ambiental quanto à preservação deste espaço. Como resultados, foram obtidos modelos computacionais do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, com avatares dos estudantes convidando o público à preservação deste e outros espaços de Vila Velha, bem como a criação de maquetes do parque representando espaços possíveis de visitação ao público, também salientando a importância da preservação daquele espaço. O trabalho desenvolvido ao longo de um trimestre letivo evidencia uma possibilidade de trabalho com as temáticas educação ambiental e pensamento computacional, destacando também a aula de campo como importante ferramenta pedagógica e de cuja experiência outros valiosos resultados podem advir.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.