A educação ambiental faz parte do currículo de ciências, inclusive de maneira transversal, ao longo de toda a formação da educação básica das séries finais do Ensino Fundamental. No sétimo ano, ainda, de acordo com a BNCC e a proposta de currículo regional, está previsto o trabalho de caracterização dos principais ecossistemas brasileiros, impactos a esses ecossistemas, bem como o estudo de máquinas e do desenvolvimento humano ligado às tecnologias e materiais incorporados à sociedade. Desta forma, a presente prática pedagógica envolveu o estudo das temáticas evidenciadas com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental, de maneira contextualizada à vivência e realidade desses estudantes. Aliando teoria à prática, os/as estudantes aprofundaram seus conhecimentos acerca das questões previstas no currículo em sala de aula, sendo estes também abordados de maneira prática com a visita ao Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, em Vila Velha, município da escola e dos estudantes do presente estudo. Após visita de campo, os estudantes realizaram uma sequência de aulas direcionadas ao desenvolvimento do pensamento computacional utilizando o programa Scratch a fim de reproduzirem trechos do parque e apresentarem uma mensagem de conscientização ambiental quanto à preservação deste espaço. Como resultados, foram obtidos modelos computacionais do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, com avatares dos estudantes convidando o público à preservação deste e outros espaços de Vila Velha, bem como a criação de maquetes do parque representando espaços possíveis de visitação ao público, também salientando a importância da preservação daquele espaço. O trabalho desenvolvido ao longo de um trimestre letivo evidencia uma possibilidade de trabalho com as temáticas educação ambiental e pensamento computacional, destacando também a aula de campo como importante ferramenta pedagógica e de cuja experiência outros valiosos resultados podem advir.